Sua produção remonta ao ano de 1872, no município de Sant Sadurní d'Anoia, na província de Barcelona...aí foram produzidas as primeiras três mil garrafas do cava, e hoje a região é considerada "o coração da bebida". Os anos se passaram, e atualmente são produzidas cerca de 250 milhões de garrafas ao ano, englobando um total de 159 municípios localizados nas províncias de Barcelona, Tarragona, Lleida, Girona, La Rioja, Alava, Zaragoza, Valência, Navarra e Badajoz. São 300 bodegas produtoras, isto sem deixar de comentar sobre a beleza natural destes lugares.
As principais uvas do cava são a tríade Macabeo, Xarel.lo e a Parellada, e seguem o método champenoise de produção. Uma curiosidade é que a uva Xarel.lo é a única uva branca com resveratrol, concentrando uma quantidade maior que algumas uvas tintas, como a Pinot Noir e a Monastrell (essas duas são algumas das tintas usadas para o cava rosé).
Pelo cava representar a tradição de um lugar, de um território, em 1979 foi fundada a Irmandade de Sant Sadurní, uma associação que se dedica a divulgação desta bebida que é uma representação cultural.
E ontem (dia 28 de maio), tive o prazer de participar da 4ª Investidura Internacional do Cava Brasil 2012 que aconteceu no Hotel Windsor de Copacabana. Este evento está na sua quarta edição, em anos anteriores aconteceu em Los Angeles, Tokyo e Nova York.
Posso dizer que comecei muito bem a semana...houve esclarecimento da parte técnica de produção, degustação e harmonização da bebida com a comida brasileira.
Estavam presentes a Codorníu, a Freixenet, a Segura Viudas, Gramona e a Juvé y Camps...Salud!!!
E no próximo dia 1º de junho o evento acontecerá no Hotel Renaissance, em São Paulo. Não perca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário