Quando penso na França, logo me vem à cabeça alguns produtos ícones deste país....os perfumes, a gastronomia, os vinhos...e claro...os queijos!!
Esta semana, tive a oportunidade de participar da campanha "Queijos Saborosos, Momentos Prazerosos" promovida pela CNIEL - Centre National Interprofessionnel de l'Économie Latière, no restaurante Le Pré Catelan, no Hotel Sofitel - Rio de Janeiro.
A campanha tem como objetivo educar e estimular consumidores e amantes de queijo a descobrir as variedades dos queijos franceses. E também, fazer com que o brasileiro perceba que o queijo francês não é um produto inacessível, mostrando como ele se integra naturalmente na gastronomia e pode ser inserido em momentos do cotidiano, como um happy hour, fazendo com que sejam ainda mais prazerosos.
Diante de um mapa da França que apontava as diversas regiões produtoras e seus respectivos queijos, descobri que são 46 DOP (Denominação de Origem Protegida). A DOP permite preservar um patrimônio cultural e gastronômico, e protegendo contra a falsificação. Para isso, todos os queijos produzidos em território francês são identificados por um número que vem em sua embalagem, permitindo total rastreabilidade, chegando até o produtor do leite. Isto é incrível!
Na linda mesa montada pelo chef Roland Villard estavam os oito queijos que serão destaques deste ano no Brasil...Bleu d'Auvergne, Brie, Brillat-Savarin, Camembert, Comté, Coulommiers, Emmental e Cantal. Aliás, você sabia que a França é conhecida como o país dos 1.000 queijos?
Chef Roland Villard
E toda esta maravilha foi acompanhada de um almoço, onde o queijo estava presente nas receitas...
Com Laurent Damiens - Diretor de Comunicação da CNIEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário