A história dos Vinhos do Alentejo vem de longa data...sabe-se que quando os romanos chegaram por lá, a cultura da uva e do vinho já existia. Os romanos com seu domínio agrário contribuiu muito para o desenvolvimento da cultura vínica da região.
Atualmente, os Vinhos do Alentejo desfrutam de reconhecimento não somente por parte dos portugueses, que constatam uma excepcional relação de qualidade/preço, como também no exterior.
Ontem, foi dia de matar saudade...momento de degustar as marcas que já conquistaram meu coração e descobrir as novidades....
Percebi uma peculiaridade...até pouco tempo atrás, os vinhos desta região, eram compostos pelo lote das uvas mais comumente utilizadas na sua elaboração: Aragonês, Alicante Bouschet, Trincadeira e Touriga Nacional.
Mas, este perfil está mudando...atualmente, muitas vinícolas estão adotando as castas francesas Syrah e Cabernet Sauvignon em seus cortes, como também a produção de vinhos monovarietais...e a Syrah tem sido uma grande aposta....e resultando muito bem!
Vamos aos rótulos:
Minha querida Herdade do Esporão...sua qualidade de sempre, mas ainda assim, consegue surpreender...
Tendência monovarietal....Syrah!
Maravilhoso....
Sou fã...
Sempre muito bom....
Novidades...um bom vinho para o dia a dia...
E agora...vamos aos rótulos que eu não conhecia e que me surpreenderam:
Eu simplesmente amei este Alicante Bouschet!!
Fiquei amante!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário