terça-feira, 30 de agosto de 2016

Mais uma conquista!!! Denominação de Origem dos Espumantes de Pinto Bandeira






Pinto Bandeira, um lugar especial...seu clima de montanha, sua beleza natural e seus espumantes...
E assim, começam os trabalhos para a Denominação de Origem dos espumantes de Pinto Bandeira.
Coordenar os trabalhos técnicos para estruturar a primeira Denominação de Origem exclusiva para vinhos espumantes finos é o novo desafio da equipe liderada pelo pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho. Ele reuniu representantes da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), gestora da IP de vinhos finos de Pinto Bandeira e membros do Projeto IG Brasil para discutir as atividades e as próximas etapas a serem seguida. O encontro aconteceu na Sede da instituição de pesquisa, na semana passada, em Bento Gonçalves.
As indicações geográficas vieram para conferir reputação, valor e identidade a um produto de uma origem específica. Pinto Bandeira já possui a Indicação de Procedência, sendo que a Denominação de Origem virá para coroar um trabalho coletivo de quase 15 anos para um produto nobre da Serra Gaúcha – os espumantes”, comentou Jorge Tonietto.
Para o presidente da Asprovinho, Daniel Panizzi, esse encontro foi muito importante para alinhamento. “Esse primeiro contato é fundamental para que todos tenham conhecimento das diferentes atividades que serão realizadas. A troca de ideias sempre acontece”, avaliou. Em Pinto Bandeira, são quatro as vinícolas da Asprovinho que comandam a campanha pela DO: Don Giovanni, Aurora, Valmarino e Cave Geisse.
  Hoje, o Brasil possui cinco regiões vinícolas de vinhos finos com indicação geográfica (IG) reconhecida pelo INPI, sendo quatro Indicações de Procedência (IP) - Altos Montes, Monte Belo, Pinto Bandeira e Farroupilha, e uma com Denominação de Origem (DO) - Vale dos Vinhedos. Todas elas foram apoiadas tecnicamente sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, que reúne profissionais da Embrapa (Clima Temperado e Uva e Vinho), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte texto: A.I. Embrapa Uva e Vinho










segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Atenção!!! Inscrições para a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos







                                         

                                                               




Apreciadores do vinho brasileiro: dia 30 abrem as inscrições para a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos

O evento disponibilizará cerca de 850 vagas para a maior degustação de vinhos de uma mesma safra do mundo

Chegou o momento em que os apreciadores de vinhos podem participar da 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, maior evento brasileiro do gênero. O público poderá garantir sua inscrição a partir das 8h30min do dia 30 de agosto pelo site www.enologia.org.br, com vagas limitadas. 
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que conta com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho e apoio do IFRS – Campus Bento Gonçalves, ocorrerá no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunindo cerca de 850 apreciadores para degustar 16 vinhos selecionados entre os mais representativos da Safra 2016.

Exibindo cerca de 850 apreciadores de vinhos participam do evento -foto Jeferson Soldi (2).jpg

O grande momento da Avaliação reunirá enólogos, sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas do Brasil e do exterior. Cada uma das 16 amostras será degustada por todos os participantes, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel de comentaristas. Neste momento, o evento tem um caráter lúdico, pois permite que o público faça sua própria análise e compare suas impressões com as de especialistas no assunto. E, no final, serão divulgados os nomes dos vinhos que integram os 30% mais representativos da safra 2016, incluindo os degustados às cegas pelo público.

Exibindo Avaliação reúne centenas de apaixonados por vinhos - foto Jeferson Soldi (1).jpg

O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, destaca que o público deve ficar atento ao período de inscrições, pois as vagas costumam esgotar no primeiro dia. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma experiência única, que une centenas de pessoas com algo em comum: a paixão e a curiosidade pelo mundo dos vinhos. Por isso, as vagas são muito disputadas e aqueles que desejam participar já devem se programar para acessar o site da ABE a partir das 8h30min do dia 30 de agosto”, ressalta.

Bastidores da Avaliação
Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta de 241 amostras realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. No decorrer do período, as equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, somando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante.

No total, as amostras percorreram a distância de 9.240 quilômetros até o município gaúcho. “Foi um processo de muita responsabilidade, pois mobilizamos profissionais para coletar vinhos diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas – muitos ainda em fase de maturação e estabilização. Mas as vinícolas confiam no trabalho desenvolvido pelas equipes, ratificando a credibilidade do evento”, pontua o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.

A etapa seguinte, que teve início dia 18 de agosto e se encerra nesta semana, dia 25, consiste na Degustação de Seleção com a participação de 90 enólogos divididos em seis grupos de 15 profissionais que avaliam as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, para indicar as 30% mais representativas da Safra 2016.


Fonte: Conceito.Com




segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Vinhos do Brasil na Olimpíada do Rio 2016








No embalo dos jogos que serão realizados no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizará dezenas de ações - algumas já em campo - , que serão executadas para mostrar o potencial da bebida elaborada em terras brasileiras.  São degustações, capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede, promoções no mercado externo e campanha nas redes sociais, entre outras iniciativas, para reforçar ainda mais a presença dos rótulos verde-amarelos entre os melhores do Novo Mundo. 

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica o trabalho do setor para expor os produtos de uma forma ainda mais incisiva durante os jogos e oferecer uma ampla gama de eventos no período.  "Trabalhamos com duas frentes: qualificar o serviço para potencializar a venda e promover o vinho brasileiro para dar maio visibilidade perante o mundo que estará no Rio de Janeiro no mês de agosto", antecipa.

No dia 11 de agosto, por exemplo, o auditório da Casa Brasil  (Pier Mauá, Rio de Janeiro) recebe o Cheers for Brasil. Seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva a formadores de opinião, turistas e público em geral. O objetivo é levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos no mercado e mídia nacional e internacional. Serão proporcionadas visitas guiadas para as degustações, além de informativos a respeito das particularidades do vinho brasileiro. Também haverá destaque especial para vinícolas que possuem cases importantes de exportação e atuação no mercado internacional.


Outra ação na cidade sede das Olimpíadas será realizada pelo Ibravin em parceria com o Governo do Estado do RS. Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer promove a Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC). O objetivo principal é atrair mídia espontânea para o turismo do Estado, apresentando aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das 27 regiões turísticas. A programação inclui atendimentos personalizados em espaços determinados pelo RMC, apresentações de vídeos sobre turismo no estado do RS e distribuição de brindes. No dia 7 a programação contempla apresentações artísticas e culturais, oficinas sobre o preparo de chimarrão e churrasco e oficina sobre os vinhos gaúchos. Haverá também um Happy Hour para 100 pessoas com vinhos, espumantes, queijos e produtos regionais selecionados. No final do evento serão realizados sorteios para 10 jornalistas interessados em visitar o Rio Grande do Sul no período de 1º a 4 de setembro deste ano.

Além do Cheers for Brasil e da divulgação no RMC, o Ibravin promove degustações em eventos que antecedem as Olimpíadas no RJ: Conferências dos Esportes e de Moda no Museu do Amanhã ( já realizadas); Coquetel no Palácio da Cidade (3/8) e Conferência Global das Olimpíadas Rio 2016 na FGV (4/8).



Campanha nas redes sociais
Formas divertidas de desfrutar dos vinhos brasileiros serão propostas com a campanha Jogos ENOlímpicos nas redes sociais. No período de realização da competição, o público será convidado para compartilhar cards com brincadeiras de modalidades em que todas as pessoas apreciam a bebida sairão vencedoras.

Vinho brasileiro na vitrine         No Exterior, a principal iniciativa de promoção do vinho brasileiro atrelada aos Jogos Olímpicos é a Windows Display Competition, realizada em lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos utilizam o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início de julho e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também fazem promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.
 A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Qualificação do serviço do vinho brasileiro no Rio de Janeiro
O projeto Qualidade na Taça promoveu uma capacitação para bares e restaurantes do Rio de Janeiro no dia 30 de maio, no Museu do Amanhã. O objetivo da iniciativa, que é desenvolvida pelo Ibravin em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é incentivar o consumo de vinhos nacionais e aproveitar as Olimpíadas para impulsionar as vendas da bebida aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitarão o Rio de Janeiro em agosto. No mesmo dia ocorreu uma ação junto a jornalistas, atores e sommeliers. As aulas foram ministradas pela sommelière Silvia Mascella Rosa e englobaram informações sobre a produção nacional, degustação de vinhos e espumantes elaborados em diferentes regiões produtoras brasileiras.

Vinho da Olimpíada
A Lidio Carraro Vinícola Boutique, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016. Os primeiros rótulos chegaram ao mercado em março. São os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL). A linha de espumantes brut, moscatel e rosé chegou ao mercado no mês de abril.



Fonte: Assessoria Imprensa Ibravin






















Exibindo Qualidade na Taça1 Foto Davi Campana.jpg

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Museu de Arte do Rio Apresenta: Leopoldina - A Princesa da Indepedência





"Sei que nenhuma mulher jamais estudou mineralogia, pois as mulheres não podem entrar na universidade de modo algum, mas isto não será impedimento para mim!        O que acontecerá é que simplesmente serei a primeira a fazê-lo." Carta de 1816, alguns meses antes do casamento com D. Pedro

Ela jamais havia visto o mar. E o mundo jamais havia visto uma princesa europeia cruzar os mares para desposar um monarca em solo americano. O casamento era um ato político, e não um impulso sentimental. Casou-se por procuração com D. Pedro, em maio de 1817. Em 6 de novembro de 1817, o casal recebeu a benção nupcial, no Rio de Janeiro, quando a princesa desembarcou no Brasil, após 80 dias de viagem.
Uma mulher que, apesar de ter seu casamento arranjado como instrumento de diplomacia e política entre dois impérios do século XIX, o austríaco dos Habsburgo e o português de Bragança - como era de costume na época, contribuiu de maneira definitiva para mudar a situação do Brasil da condição de colônia portuguesa, ajudando a concebê-lo como Nação.
Leopoldina nasceu em Viena-Áustria, em 22 de janeiro de 1797. Ela perdeu sua mãe aos dez anos de idade. Recebeu uma educação rígida, gostava muito de ler e estudar ciências naturais, sobretudo, mineralogia, botânica, zoologia, astronomia e física.   
A partir de sua chegada, o Brasil começa a elaborar um imaginário de si próprio... a abertura dos portos às nações amigas, a Missão Artística Francesa, a Missão Científica Austríaca.
Uma defensora da monarquia absolutista, Leopoldina idealizou o processo de independência do Brasil antes mesmo de D. Pedro.
Aos 24 anos de idade, no dia 2 de setembro de 1822, ela presidiu o Conselho de Ministros que decidiu pela emancipação do Brasil, e que dias depois culminaria com o ato simbólico de D. Pedro às margens do rio Ipiranga, declarando a Independência.  Essa atribuição heroica dada ao príncipe regente, que deixa de lado o importante papel de sua esposa.
Em carta ao pai meses após a Independência, Leopoldina se descreveu “brasileira de coração”: ela foi a grande figura feminina da construção do Brasil independente. Todos os símbolos estavam por criar: a coroa imperial, o cetro, o manto, o novo brasão de armas, o hino composto pelo príncipe e a bandeira, de cores escolhidas pela princesa – o verde dos Bragança e o amarelo da casa Habsburgo, elegendo as cores imperiais como identidade nacional.
A exposição aborda o papel atuante da mulher no contexto político da época....Leopoldina recebeu em agosto de 1826, uma comissão de senhoras baianas que trouxe uma carta manifesto que representava 186 mulheres, da região do recôncavo baiano, que a felicitavam pela parte por ela tomada nas decisões patrióticas do príncipe regente, e também pela sua permanência no Brasil. Vale lembrar, que tal decisão sentenciou sua permanência indeterminada na América, e a total privação do convívio familiar até a sua morte.
Há muito a ser explorado sobre esta mulher...seus interesses...ela adorava fazer longas cavalgadas ao Jardim Botânico, Cosme Velho, Botafogo. Assim como tocava de forma exímia o pianoforte. Seus anseios, sonhos e tristezas...


A infidelidade por parte de D. Pedro que a humilhou profundamente ao levar a amante Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, para ser sua dama de companhia, e forçosamente viverem sob o mesmo teto.
Grávida, deprimida e doente, Leopoldina morreu sozinha como regente do império brasileiro. Ela deixou cinco filhos, dentre eles, Dom Pedro II, o futuro Imperador do Brasil, que mal havia completado 1 ano de idade.
No fim da vida, a depressão tomou conta da imperatriz que, além de tudo, estava sem dinheiro. Ela contraiu dívidas com comerciantes para dar conta de suas despesas enquanto Dom Pedro I, sovina, regulava até a despensa da casa e a privava da mesada que seus familiares austríacos mandavam. Isso poderia explicar porque a imperatriz foi enterrada praticamente sem joias, apenas com um brinco simples e sem luxo, supostamente ornado por uma gota de resina, como mostrou a exumação feita recentemente.
Mesmo com sua morte prematura, aos 29 anos e somente nove após sua chegada aqui, Leopoldina inspirou o nome de ruas, cidades, estações de trem e até mesmo escolas de samba. Seu nome ficou intimamente ligado ao Brasil e à cidade do Rio de Janeiro.



Serviço:
http://www.museudeartedorio.org.br/




quinta-feira, 7 de julho de 2016

Rinaldo Dal Pizzol




Rinaldo Dal Pizzol recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Rinaldo Dal Pizzol recebe um prêmio mais que merecido...só tenho a agradecer por todos os esclarecimentos dados por ele durante minha pesquisa para a novela Além do Tempo...posso dizer que ele teve muita paciência. E mais recentemente, enquanto colhia os depoimentos referentes à primeira etapa do documentário que estou produzindo O VINHO BRASILEIRO, UM LEGADO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA, a grande maioria dos entrevistados se lembrava dele, e se referia a ele com enorme respeito... como um grande entusiasta, conhecedor e desbravador do vinho brasileiro. Parabéns!!!!



"A mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho foi entregue na terça-feira, 5 de julho, a Rinaldo Dal Pizzol, diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos. A Medalha do Mérito Farroupilha, que acompanha a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, deve-se aos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva do vinho.

O expediente “A importância social, econômica e cultural da vitivinicultura gaúcha” foi proposto pelo deputado Sérgio Turra e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da casa. 
Para Dal Pizzol, o momento foi muito especial e, sem dúvida, é uma honra representar esse setor que é pujante para o Rio Grande do Sul. “Tudo isso está inserido no conceito básico que o vinho não é só um produto agroalimentar, mas principalmente um produto cultural, de características universais e componente de um estilo de vida e de uma civilização. Avalio que o vinho como cultura é um patrimônio nacional que, juntamente com a paisagem do vinhedo da Serra Gaúcha, única no Mundo, merece ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, objetivo a ser pleiteado”.

O deputado Sérgio Turra, que fez a entrega da Medalha a Dal Pizzol, exaltou que do Rio Grande do Sul sai 90% do vinho nacional consumido pelos brasileiros e que são 230 milhões de litros por ano, além dos 73 milhões de litros de suco de uva. Lembrou também que além da Serra Gaúcha, principal área vitivinícola, outras regiões, como Campanha, Serra do Sudeste, Alto Uruguai, Missões e Campos de Cima da Serra, vêm investindo na implantação de vinhedos como alternativa à pecuária ou a produção de grãos. Ainda destacou o trabalho realizado pelos vitivinicultores e entidades ligadas ao setor.
  
Rinaldo Dal Pizzol é natural de Bento Gonçalves (RS) e formado em Ciências Econômicas. Desde 1960 foi diretor de empresas do setor vinícola. Presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e foi vice-presidente da Festa Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves, e da Festa Nacional do Champanhe, em Garibadi.

Atualmente, além de dirigir a Dal Pizzol Vinhos Finos, junto com o irmão Antônio Dal Pizzol, Rinaldo preside o Instituto R. Dal Pizzol, responsável pela constituição do Ecomuseu da Cultura do Vinho que abriga entre outros atrativos o Vinhedo do Mundo, uma bem organizada coleção ampelográfica privada de videiras, em campo, com cerca de 400 variedades e a sala de exposição permanente de objetos históricos ligados ao vinho, disponíveis para visitas na Rota Cantinas Históricas, localizada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS)."





Foto crédito: Gabriela Brands
Texto: ConceitoCom
Legenda:  (da esquerda para a direita): deputados estaduais Alexandre Postal e Sérgio Turra, homenageado Rinaldo Dal Pizzol, secretário de Agricultura, Ernani Polo. (Atrás) Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani











terça-feira, 5 de julho de 2016

II Mostra Anima Cinemão exibe filmes de animação na cidade do Rio de Janeiro




II Mostra Anima Cinemão exibe filmes de animação


Mostra exibe curtas de forma gratuita em comunidades da Zona Oeste

O projeto Cinemão realizará a II Mostra Anima Cinemão”, quando serão exibidos

filmes de animação produzidos no Brasil, de forma gratuita, durante os meses

de julho a setembro. O evento inicia sua jornada na Cidade das Crianças, em

Santa Cruz, nos dias 12, 13 e 14 de julho. Depois, a Mostra Cinemão seguirá

em itinerância, percorrendo doze (12) bairros da Zona Oeste (Bangu, Campo

Grande, Curicica, Jacarepaguá, Jardim Sulacap, Padre Miguel, Pedra de

Guaratiba, Realengo, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz, Sepetiba, Vargem

Grande) até setembro.

A II Mostra Anima Cinemão faz parte do calendário olímpico do Rio de Janeiro.

 A idealização do projeto é do diretor, Cid César  Augusto. A curadoria é do diretor de 

animação, Marão.
                                   
                                                                           Mas, o que é o Cinemão?


O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-

se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de

alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira. 

Este projeto está em atividade desde 2010 e já realizou mais de sessenta

ações em comunidades e equipamentos culturais da cidade, se tornando o

projeto que protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em

espaços públicos no Rio de Janeiro. O Cinemão já exibiu, ao longo desse

período, documentários, como “A Batalha do Passinho”, de Emílio Domingues,

o longa “Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, entre outros.

O objetivo principal é ocupar espaços públicos e populares promovendo o

cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma

produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática

e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste

projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como

uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. 


Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do Cinemão, essa é a maior

mostra itinerante de filmes de animação realizada no Rio de Janeiro: 

- "É um evento inédito para a Cidade Maravilhosa e para Cinema Brasileiro.

Também é uma excelente oportunidade para democratizar essa intensa e

vibrante produção nacional. Os filmes de animação fazem maior sucesso com

todas as faixas etárias." 

Vamos lá...Aproveitem!!




quinta-feira, 30 de junho de 2016

Red Buteco de Vinhos - Vila Madalena





São Paulo...não visito a cidade com a frequência que gostaria...ela sempre tem novidades interessantes!
Estava bastante curiosa para conhecer o RED Buteco de Vinhos...  fui recebida pelo Daniel Rugani, um dos sócios...um jovem economista que juntamente com outros dois amigos Rodrigo Carvalho - Arquiteto e Rafael Savassi - Advogado e DJ, criaram este lugar agradável, descolado e que SÓ trabalha com rótulos de vinhos brasileiros, hoje são 70 rótulos disponíveis...é uma alegria!




A ideia inicial era abrir um negócio de vinhos importados de pequenas vinícolas, mas devido à grande burocracia da legislação logo desistiram, e resolveram apostar no mercado de vinhos brasileiros...reconheceram um nicho de mercado.
Daniel me contou que sua paixão pelo vinho vem de longa data...já vistou vários destinos de vinhos no exterior. Na Serra Gaúcha já esteve inúmeras vezes, assim como em regiões produtoras no Paraná, Minas Gerais e São Paulo... o que chamou de viagens "pessoais". Desta vez, estava de partida para sua segunda viagem "profissional"...seguiria para São Joaquim - Santa Catarina para conhecer algumas vinícolas da região e trazer novidades!



O Red começou a funcionar em maio deste ano, mas Daniel disse que já consegue perceber que 60% de seu público é composto por mulheres...amigas que saem para "botecar". Aliás, a palavra buteco veio justamente para trazer a leveza necessária e desinformalizar o vinho.
Ambiente para lá de agradável!!! Saúde Brasil!



                                                     Com Mara Ferraz Lopes e Daniel Rugani




Serviço:
R. Mourato Coelho, 1160 - Vila Madalena, São Paulo 
Tel (11) 2619-9945