segunda-feira, 7 de março de 2016

Viajar é preciso?





"Viajar é mudar a roupa da alma." Mario Quintana (poeta brasileiro)
Sim...viajar é algo realmente transformador, e considerando que mesmo neste mundo globalizado em que vivemos atualmente, onde informações de toda parte do mundo chegam com uma velocidade até pouco tempo atrás, inimaginável. Ainda é fato poder constatar a incapacidade da maior parte das pessoas de enxergar o ponto de vista alheio. Diante desta realidade, por que viajar é preciso?
Porque viajar nos faz mais humildes ao nos tirar da bolha e nos mostrar que o mundo é muito maior – e mais complexo – do que insistimos em imaginar.
Porque viajar nos torna menos preconceituosos. Passamos a entender – e admirar – culturas que antes apenas julgávamos sem conhecer.
Porque existem milhões de pessoas interessantes no mundo, e você nunca vai encontrá-las enquanto não sair do seu bairro.
Porque você aprende muito mais sobre história do que jamais aprendeu no colégio.
 Porque viajar faz com que tenhamos várias experiências novas, o que automaticamente desperta curiosidade e a espontaneidade que geralmente bloqueamos no dia-a-dia.
 Porque viajar nos reconecta com o fluxo do universo, ao nos fazer sentir vivos, vibrantes, curiosos, interessados, surpresos, gratos, humildes, como deveríamos ser em todos os dias de nossas vidas.
Assim, concluímos que viajar é uma forma das mais saudáveis de entender e vivenciar a vida do outro...sua realidade social, cultural, econômica, histórica...e desta maneira, fazer com que as diferenças entre as culturas, que normalmente, é a raiz do preconceito, conflitos sociais e desigualdade possam levar o viajante a sentir uma empatia pelo novo.
Esta empatia que considero ser o antídoto perfeito para transformar o modo como as pessoas olham para o mundo e para si mesmas. Assim, uma globalização pelo bem querer, respeitando o pensamento e ideologias de todos, independente de sua classe social, raça ou credo. Já escolheu seu próximo destino?






















Nenhum comentário:

Postar um comentário