quinta-feira, 28 de março de 2019

Região das Missões - Brasil



Este ano começou de maneira muito especial...conheci uma parte deste Brasil bastante peculiar, envolta em histórias que não nos contam na escola. 
Esse lugar é conhecido como a Região das Missões, no Rio Grande do Sul. Fica uns 525 km de Porto Alegre. Se você não estiver com disposição para conduzir, existem duas opções partindo de Porto Alegre: ônibus ou voo da Azul que chega em Santo Ângelo, considerada a capital da região missioneira.

Catedral Angelopolitana

Onde hoje é o estado do Rio Grande do Sul, no século XVII, existiu os 7 Povos das Missões, verdadeiras cidades fundadas pelos padres da Companhia de Jesus, conhecidos como Jesuítas e pelos índios Guarani. Essas "cidades" eram denominadas Reduções.

Naquela época, o "novo mundo" era dividido entre Portugal e Espanha, era o Tratado de Tordesilhas.
Com essa divisão de mundo, o mapa do Brasil era bem diferente do que conhecemos hoje. E é neste cenário, sob domínio espanhol, onde hoje estão os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e nas fronteiras do Brasil, Argentina, Paraguay e Uruguay aconteceu uma das mais incríveis histórias da humanidade. 
Voltaire denominou este período como o triunfo da humanidade.






Hoje, o município de São Miguel das Missões guarda a mais preservada missão jesuítica do Brasil.  As ruínas do povoado, fundado no século 17, e o que restou da antiga Igreja de São Miguel Arcanjo impressiona pela grandiosidade da construção. Dá para se ter uma ideia de como deve ter sido tudo funcionando no seu período áureo...foram 150 anos de desenvolvimento. A ruína foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. 

A Cruz Missioneira de quatro braços




Como disse, eram 7 Povos, e hoje é possível visitar as outras cidades que fizeram parte como São Nicolau, uma cidade que cresceu no entorno das ruínas. Em São Nicolau vale a pena conhecer o "café de Cambona"...o café dos antigos tropeiros preparado pela Ana 
Paula.


Ruína de São Nicolau





Em São Luiz Gonzaga, terra do herói nacional, o índio guarani Sepé Tiaraju, existe a  ruína da redução de São Lourenço Mártir. O município também é conhecido por sua tradição musical...o berço da música missioneira.


Com a Família Ortaça. Pedro Ortaça, mestre da música missioneira


Próximo do município de Caibaté, há um lugar que recebe milhares de visitantes...o Santuário de Caaró e sua fonte de água milagrosa. Um local de devoção e fé.

Santuário de Caaró


Neste link é possível ter melhores informações sobre os municípios das  Missões...

Existem roteiros bastante variados, como a trilha da Lua Cheia, caminhadas em grupo, visita às aldeias Guarani (Guarani é sempre escrito no singular), o circuito internacional que visita as reduções da Bolívia, Paraguai e Argentina, cicloturismo.
Aqui você pode verificar o roteiro que mais agrada...


Pretendo voltar em breve para fazer a caminhada internacional englobando as reduções da Argentina, Paraguai e Brasil.
Uma outra coisa, a cuia de chimarrão é algo indispensável na região. Você sabia que herdamos esta cultura dos índios Guarani?


Árvore da Erva-Mate












2 comentários: