quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cine Peterlongo - O Cinema no Vinhedo



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Gosta de cinema, vinho e espumante? Então imagina aliar tudo isso num jardim cercado por vinhedos e um castelo do início do século passado tendo a vista do centro de Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, como pano de fundo. Esta é a proposta da centenária Vinícola Peterlongo, na Serra Gaúcha, que realiza no dia 23 de setembro o preview do projeto Wine Movie Peterlongo para convidados e imprensa. O lançamento ao público geral será no dia 21 de outubro. O projeto é inédito em terras brasileiras e promete encantar turistas e visitantes que passam pelas históricas instalações da vinícola.

O novo atrativo da Peterlongo consiste em uma grande tela de cinema, de 8x5 metros com projeção HD, montada no jardim lateral do castelo em estilo provençal e das instalações em pedra basáltica datadas do início do século XX. A área do Wine Movie, sob uma enorme e também centenária nogueira, ocupa uma faixa de grama em leve declive entre duas parcelas de vinhedos. E para abrir a programação nada mais condizente com o novo espaço de cinema do que o clássico ‘O Jardim Secreto’, que conta a história de sonhos e aventuras de três crianças no jardim escondido de uma mansão histórica inglesa.

Resgatando outra época, o Wine Movie Peterlongo traz um conceito vintage com peças retrô que tornam o cenário ainda mais apropriado para a experiência. “A Peterlongo respira grandes histórias. As instalações da vinícola possuem um clima mágico, que encanta quem passa por aqui. O Wine Movie vai proporcionar algo incrível. Imagine viver uma noite ao lado da família, dos amigos, do namorado, em um jardim, sob o céu estrelado, em meio aos vinhedos, com uma paisagem linda de Garibaldi ao fundo, assistindo a filmes encantadores. É a experiência do cinema a partir de um espectro sem precedentes”, destaca o diretor da Peterlongo, Luiz Carlos Sella.

Claro que não faltarão também os prazeres do paladar durante o Wine Movie. Da tradicional pipoca, amendoim e balas, às trufas recheadas com o acompanhamento de espumantes, vinhos e sucos Peterlongo. Tudo estará sendo servido com carinho pela equipe doWine Movie. E tudo poderá ser curtido em almofadas espalhadas pelo chão. “E se bater um friozinho típico da Serra melhor ainda. Basta trazer junto uma cobertinha, pois o vinho e o espumante é com a Peterlongo”, diz Sella.

A primeira edição do Wine Movie, no dia 23 de setembro, será destinada a convidados do trade turístico, autoridades e imprensa. Já a partir da edição de 21 de outubro, a capacidade é limitada a 80 pessoas com entradas à venda por R$ 25, antecipadas, e R$ 30, na hora.O ingresso dá direito a uma taça personalizada com uma dose de espumante, vinho ou suco de uva. Crianças até 12 anos não pagam.Em caso de chuva ou mau tempo o evento será cancelado.

No diia 23 de setembro, eu estarei lá...depois eu conto como foi....Saúde!!!


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Imagens Degustação: João Ferreira
Legenda: Wine Movie ocupará mesmo espaço das degustações no jardim, ao lado do Castelo

Imagens 8 e 30: Mário Pferscher







segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Rio Web Festival 2016



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Será em dezembro....deixe um espaço na sua agenda...

A primeira edição aconteceu em 2015, e este ano o Rio WebFest promete um 2016 inesquecível. O evento será realizado em vários espaços da Cidade das Artes, centro cultural na Barra da Tijuca,  na zona oeste do Rio de Janeiro.
 Além da exibição das webséries da mostra competitiva, o festival traz: palestras de criadores, workshops “Como fazer uma web série”, festas de networking, rodada de negócios, exposição Panorama Web Fest, palestras com diretores e distribuidores da TV e da web, masterclasses com convidados internacionais e a caminhada pelo tapete vermelho até a cerimônia de premiação.

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Segundo a produção do Rio WebFest 2016 serão distribuídos 39 troféus personalizados que recebem o nome de Zé, criação do cenógrafo carioca João Batista. Também serão distribuídos prêmios em dinheiro para quatro categorias: Melhor Série Brasileira, Melhor Série Internacional, Melhor Vlogger e Voto Popular. Além desses, serão distribuídos 9 Silver Tickets (seleção oficial direta para festivais internacionais parceiros), e uma série nacional vai ganhar o Golden Ticket (seleção oficial direta para o Marseille Web Fest, com passagem e hospedagem pagas). 
A importância de um festival internacional de webséries no Brasil é conectar a produção brasileira audiovisual para Internet com o resto do mundo. Nossa língua materna, o Português, nos transforma numa gigantesca ilha de entretenimento, cercada de países que falam Espanhol ou Inglês. Nossa proposta é trazer mais uma vez para o Rio produtores de audiovisual estrangeiros, para ao mesmo tempo conhecer o que fazemos e compartilhar seus vídeos com o nosso público - explica o coordenador, Leandro Silva.

Serão quatro dias de um efervescente encontro entre criadores de webséries de todo o mundo, mais de duzentos webseriados exibidos gratuitamente ao público, palestras, oficinas, troféus, prêmios em dinheiro, seleção direta para festivais internacionais, uma viagem para França com tudo pago, tapete vermelho e a final da WSWC 2016, a Copa do Mundo das Webséries. 
Esses são alguns atrativos do Rio WebFest 2016 que acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, na Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 

As inscrições para a mostra competitiva estão abertas até o dia 30 de setembro:
www.riowebfest.net.

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Fonte: A.I. Rio Web Festival 2016









terça-feira, 30 de agosto de 2016

Mais uma conquista!!! Denominação de Origem dos Espumantes de Pinto Bandeira






Pinto Bandeira, um lugar especial...seu clima de montanha, sua beleza natural e seus espumantes...
E assim, começam os trabalhos para a Denominação de Origem dos espumantes de Pinto Bandeira.
Coordenar os trabalhos técnicos para estruturar a primeira Denominação de Origem exclusiva para vinhos espumantes finos é o novo desafio da equipe liderada pelo pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho. Ele reuniu representantes da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), gestora da IP de vinhos finos de Pinto Bandeira e membros do Projeto IG Brasil para discutir as atividades e as próximas etapas a serem seguida. O encontro aconteceu na Sede da instituição de pesquisa, na semana passada, em Bento Gonçalves.
As indicações geográficas vieram para conferir reputação, valor e identidade a um produto de uma origem específica. Pinto Bandeira já possui a Indicação de Procedência, sendo que a Denominação de Origem virá para coroar um trabalho coletivo de quase 15 anos para um produto nobre da Serra Gaúcha – os espumantes”, comentou Jorge Tonietto.
Para o presidente da Asprovinho, Daniel Panizzi, esse encontro foi muito importante para alinhamento. “Esse primeiro contato é fundamental para que todos tenham conhecimento das diferentes atividades que serão realizadas. A troca de ideias sempre acontece”, avaliou. Em Pinto Bandeira, são quatro as vinícolas da Asprovinho que comandam a campanha pela DO: Don Giovanni, Aurora, Valmarino e Cave Geisse.
  Hoje, o Brasil possui cinco regiões vinícolas de vinhos finos com indicação geográfica (IG) reconhecida pelo INPI, sendo quatro Indicações de Procedência (IP) - Altos Montes, Monte Belo, Pinto Bandeira e Farroupilha, e uma com Denominação de Origem (DO) - Vale dos Vinhedos. Todas elas foram apoiadas tecnicamente sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho, que reúne profissionais da Embrapa (Clima Temperado e Uva e Vinho), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte texto: A.I. Embrapa Uva e Vinho










segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Atenção!!! Inscrições para a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos







                                         

                                                               




Apreciadores do vinho brasileiro: dia 30 abrem as inscrições para a 24ª Avaliação Nacional de Vinhos

O evento disponibilizará cerca de 850 vagas para a maior degustação de vinhos de uma mesma safra do mundo

Chegou o momento em que os apreciadores de vinhos podem participar da 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, maior evento brasileiro do gênero. O público poderá garantir sua inscrição a partir das 8h30min do dia 30 de agosto pelo site www.enologia.org.br, com vagas limitadas. 
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que conta com a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho e apoio do IFRS – Campus Bento Gonçalves, ocorrerá no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reunindo cerca de 850 apreciadores para degustar 16 vinhos selecionados entre os mais representativos da Safra 2016.

Exibindo cerca de 850 apreciadores de vinhos participam do evento -foto Jeferson Soldi (2).jpg

O grande momento da Avaliação reunirá enólogos, sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas do Brasil e do exterior. Cada uma das 16 amostras será degustada por todos os participantes, além de ser comentada por um dos convidados que compõem o painel de comentaristas. Neste momento, o evento tem um caráter lúdico, pois permite que o público faça sua própria análise e compare suas impressões com as de especialistas no assunto. E, no final, serão divulgados os nomes dos vinhos que integram os 30% mais representativos da safra 2016, incluindo os degustados às cegas pelo público.

Exibindo Avaliação reúne centenas de apaixonados por vinhos - foto Jeferson Soldi (1).jpg

O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, destaca que o público deve ficar atento ao período de inscrições, pois as vagas costumam esgotar no primeiro dia. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma experiência única, que une centenas de pessoas com algo em comum: a paixão e a curiosidade pelo mundo dos vinhos. Por isso, as vagas são muito disputadas e aqueles que desejam participar já devem se programar para acessar o site da ABE a partir das 8h30min do dia 30 de agosto”, ressalta.

Bastidores da Avaliação
Neste ano, cerca de 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta de 241 amostras realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. No decorrer do período, as equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo para recolher nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, somando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante.

No total, as amostras percorreram a distância de 9.240 quilômetros até o município gaúcho. “Foi um processo de muita responsabilidade, pois mobilizamos profissionais para coletar vinhos diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas – muitos ainda em fase de maturação e estabilização. Mas as vinícolas confiam no trabalho desenvolvido pelas equipes, ratificando a credibilidade do evento”, pontua o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.

A etapa seguinte, que teve início dia 18 de agosto e se encerra nesta semana, dia 25, consiste na Degustação de Seleção com a participação de 90 enólogos divididos em seis grupos de 15 profissionais que avaliam as amostras no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, para indicar as 30% mais representativas da Safra 2016.


Fonte: Conceito.Com




segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Vinhos do Brasil na Olimpíada do Rio 2016








No embalo dos jogos que serão realizados no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizará dezenas de ações - algumas já em campo - , que serão executadas para mostrar o potencial da bebida elaborada em terras brasileiras.  São degustações, capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede, promoções no mercado externo e campanha nas redes sociais, entre outras iniciativas, para reforçar ainda mais a presença dos rótulos verde-amarelos entre os melhores do Novo Mundo. 

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica o trabalho do setor para expor os produtos de uma forma ainda mais incisiva durante os jogos e oferecer uma ampla gama de eventos no período.  "Trabalhamos com duas frentes: qualificar o serviço para potencializar a venda e promover o vinho brasileiro para dar maio visibilidade perante o mundo que estará no Rio de Janeiro no mês de agosto", antecipa.

No dia 11 de agosto, por exemplo, o auditório da Casa Brasil  (Pier Mauá, Rio de Janeiro) recebe o Cheers for Brasil. Seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva a formadores de opinião, turistas e público em geral. O objetivo é levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos no mercado e mídia nacional e internacional. Serão proporcionadas visitas guiadas para as degustações, além de informativos a respeito das particularidades do vinho brasileiro. Também haverá destaque especial para vinícolas que possuem cases importantes de exportação e atuação no mercado internacional.


Outra ação na cidade sede das Olimpíadas será realizada pelo Ibravin em parceria com o Governo do Estado do RS. Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer promove a Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC). O objetivo principal é atrair mídia espontânea para o turismo do Estado, apresentando aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das 27 regiões turísticas. A programação inclui atendimentos personalizados em espaços determinados pelo RMC, apresentações de vídeos sobre turismo no estado do RS e distribuição de brindes. No dia 7 a programação contempla apresentações artísticas e culturais, oficinas sobre o preparo de chimarrão e churrasco e oficina sobre os vinhos gaúchos. Haverá também um Happy Hour para 100 pessoas com vinhos, espumantes, queijos e produtos regionais selecionados. No final do evento serão realizados sorteios para 10 jornalistas interessados em visitar o Rio Grande do Sul no período de 1º a 4 de setembro deste ano.

Além do Cheers for Brasil e da divulgação no RMC, o Ibravin promove degustações em eventos que antecedem as Olimpíadas no RJ: Conferências dos Esportes e de Moda no Museu do Amanhã ( já realizadas); Coquetel no Palácio da Cidade (3/8) e Conferência Global das Olimpíadas Rio 2016 na FGV (4/8).



Campanha nas redes sociais
Formas divertidas de desfrutar dos vinhos brasileiros serão propostas com a campanha Jogos ENOlímpicos nas redes sociais. No período de realização da competição, o público será convidado para compartilhar cards com brincadeiras de modalidades em que todas as pessoas apreciam a bebida sairão vencedoras.

Vinho brasileiro na vitrine         No Exterior, a principal iniciativa de promoção do vinho brasileiro atrelada aos Jogos Olímpicos é a Windows Display Competition, realizada em lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos utilizam o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início de julho e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também fazem promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.
 A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Qualificação do serviço do vinho brasileiro no Rio de Janeiro
O projeto Qualidade na Taça promoveu uma capacitação para bares e restaurantes do Rio de Janeiro no dia 30 de maio, no Museu do Amanhã. O objetivo da iniciativa, que é desenvolvida pelo Ibravin em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é incentivar o consumo de vinhos nacionais e aproveitar as Olimpíadas para impulsionar as vendas da bebida aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitarão o Rio de Janeiro em agosto. No mesmo dia ocorreu uma ação junto a jornalistas, atores e sommeliers. As aulas foram ministradas pela sommelière Silvia Mascella Rosa e englobaram informações sobre a produção nacional, degustação de vinhos e espumantes elaborados em diferentes regiões produtoras brasileiras.

Vinho da Olimpíada
A Lidio Carraro Vinícola Boutique, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016. Os primeiros rótulos chegaram ao mercado em março. São os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL). A linha de espumantes brut, moscatel e rosé chegou ao mercado no mês de abril.



Fonte: Assessoria Imprensa Ibravin






















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quinta-feira, 28 de julho de 2016

Museu de Arte do Rio Apresenta: Leopoldina - A Princesa da Indepedência





"Sei que nenhuma mulher jamais estudou mineralogia, pois as mulheres não podem entrar na universidade de modo algum, mas isto não será impedimento para mim!        O que acontecerá é que simplesmente serei a primeira a fazê-lo." Carta de 1816, alguns meses antes do casamento com D. Pedro

Ela jamais havia visto o mar. E o mundo jamais havia visto uma princesa europeia cruzar os mares para desposar um monarca em solo americano. O casamento era um ato político, e não um impulso sentimental. Casou-se por procuração com D. Pedro, em maio de 1817. Em 6 de novembro de 1817, o casal recebeu a benção nupcial, no Rio de Janeiro, quando a princesa desembarcou no Brasil, após 80 dias de viagem.
Uma mulher que, apesar de ter seu casamento arranjado como instrumento de diplomacia e política entre dois impérios do século XIX, o austríaco dos Habsburgo e o português de Bragança - como era de costume na época, contribuiu de maneira definitiva para mudar a situação do Brasil da condição de colônia portuguesa, ajudando a concebê-lo como Nação.
Leopoldina nasceu em Viena-Áustria, em 22 de janeiro de 1797. Ela perdeu sua mãe aos dez anos de idade. Recebeu uma educação rígida, gostava muito de ler e estudar ciências naturais, sobretudo, mineralogia, botânica, zoologia, astronomia e física.   
A partir de sua chegada, o Brasil começa a elaborar um imaginário de si próprio... a abertura dos portos às nações amigas, a Missão Artística Francesa, a Missão Científica Austríaca.
Uma defensora da monarquia absolutista, Leopoldina idealizou o processo de independência do Brasil antes mesmo de D. Pedro.
Aos 24 anos de idade, no dia 2 de setembro de 1822, ela presidiu o Conselho de Ministros que decidiu pela emancipação do Brasil, e que dias depois culminaria com o ato simbólico de D. Pedro às margens do rio Ipiranga, declarando a Independência.  Essa atribuição heroica dada ao príncipe regente, que deixa de lado o importante papel de sua esposa.
Em carta ao pai meses após a Independência, Leopoldina se descreveu “brasileira de coração”: ela foi a grande figura feminina da construção do Brasil independente. Todos os símbolos estavam por criar: a coroa imperial, o cetro, o manto, o novo brasão de armas, o hino composto pelo príncipe e a bandeira, de cores escolhidas pela princesa – o verde dos Bragança e o amarelo da casa Habsburgo, elegendo as cores imperiais como identidade nacional.
A exposição aborda o papel atuante da mulher no contexto político da época....Leopoldina recebeu em agosto de 1826, uma comissão de senhoras baianas que trouxe uma carta manifesto que representava 186 mulheres, da região do recôncavo baiano, que a felicitavam pela parte por ela tomada nas decisões patrióticas do príncipe regente, e também pela sua permanência no Brasil. Vale lembrar, que tal decisão sentenciou sua permanência indeterminada na América, e a total privação do convívio familiar até a sua morte.
Há muito a ser explorado sobre esta mulher...seus interesses...ela adorava fazer longas cavalgadas ao Jardim Botânico, Cosme Velho, Botafogo. Assim como tocava de forma exímia o pianoforte. Seus anseios, sonhos e tristezas...


A infidelidade por parte de D. Pedro que a humilhou profundamente ao levar a amante Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, para ser sua dama de companhia, e forçosamente viverem sob o mesmo teto.
Grávida, deprimida e doente, Leopoldina morreu sozinha como regente do império brasileiro. Ela deixou cinco filhos, dentre eles, Dom Pedro II, o futuro Imperador do Brasil, que mal havia completado 1 ano de idade.
No fim da vida, a depressão tomou conta da imperatriz que, além de tudo, estava sem dinheiro. Ela contraiu dívidas com comerciantes para dar conta de suas despesas enquanto Dom Pedro I, sovina, regulava até a despensa da casa e a privava da mesada que seus familiares austríacos mandavam. Isso poderia explicar porque a imperatriz foi enterrada praticamente sem joias, apenas com um brinco simples e sem luxo, supostamente ornado por uma gota de resina, como mostrou a exumação feita recentemente.
Mesmo com sua morte prematura, aos 29 anos e somente nove após sua chegada aqui, Leopoldina inspirou o nome de ruas, cidades, estações de trem e até mesmo escolas de samba. Seu nome ficou intimamente ligado ao Brasil e à cidade do Rio de Janeiro.



Serviço:
http://www.museudeartedorio.org.br/




quinta-feira, 7 de julho de 2016

Rinaldo Dal Pizzol




Rinaldo Dal Pizzol recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Rinaldo Dal Pizzol recebe um prêmio mais que merecido...só tenho a agradecer por todos os esclarecimentos dados por ele durante minha pesquisa para a novela Além do Tempo...posso dizer que ele teve muita paciência. E mais recentemente, enquanto colhia os depoimentos referentes à primeira etapa do documentário que estou produzindo O VINHO BRASILEIRO, UM LEGADO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA, a grande maioria dos entrevistados se lembrava dele, e se referia a ele com enorme respeito... como um grande entusiasta, conhecedor e desbravador do vinho brasileiro. Parabéns!!!!



"A mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho foi entregue na terça-feira, 5 de julho, a Rinaldo Dal Pizzol, diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos. A Medalha do Mérito Farroupilha, que acompanha a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, deve-se aos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva do vinho.

O expediente “A importância social, econômica e cultural da vitivinicultura gaúcha” foi proposto pelo deputado Sérgio Turra e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da casa. 
Para Dal Pizzol, o momento foi muito especial e, sem dúvida, é uma honra representar esse setor que é pujante para o Rio Grande do Sul. “Tudo isso está inserido no conceito básico que o vinho não é só um produto agroalimentar, mas principalmente um produto cultural, de características universais e componente de um estilo de vida e de uma civilização. Avalio que o vinho como cultura é um patrimônio nacional que, juntamente com a paisagem do vinhedo da Serra Gaúcha, única no Mundo, merece ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, objetivo a ser pleiteado”.

O deputado Sérgio Turra, que fez a entrega da Medalha a Dal Pizzol, exaltou que do Rio Grande do Sul sai 90% do vinho nacional consumido pelos brasileiros e que são 230 milhões de litros por ano, além dos 73 milhões de litros de suco de uva. Lembrou também que além da Serra Gaúcha, principal área vitivinícola, outras regiões, como Campanha, Serra do Sudeste, Alto Uruguai, Missões e Campos de Cima da Serra, vêm investindo na implantação de vinhedos como alternativa à pecuária ou a produção de grãos. Ainda destacou o trabalho realizado pelos vitivinicultores e entidades ligadas ao setor.
  
Rinaldo Dal Pizzol é natural de Bento Gonçalves (RS) e formado em Ciências Econômicas. Desde 1960 foi diretor de empresas do setor vinícola. Presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e foi vice-presidente da Festa Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves, e da Festa Nacional do Champanhe, em Garibadi.

Atualmente, além de dirigir a Dal Pizzol Vinhos Finos, junto com o irmão Antônio Dal Pizzol, Rinaldo preside o Instituto R. Dal Pizzol, responsável pela constituição do Ecomuseu da Cultura do Vinho que abriga entre outros atrativos o Vinhedo do Mundo, uma bem organizada coleção ampelográfica privada de videiras, em campo, com cerca de 400 variedades e a sala de exposição permanente de objetos históricos ligados ao vinho, disponíveis para visitas na Rota Cantinas Históricas, localizada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS)."





Foto crédito: Gabriela Brands
Texto: ConceitoCom
Legenda:  (da esquerda para a direita): deputados estaduais Alexandre Postal e Sérgio Turra, homenageado Rinaldo Dal Pizzol, secretário de Agricultura, Ernani Polo. (Atrás) Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani