segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Miolo lança linha Single Vineyard no Rio de Janeiro





Adriano Miolo lança linha Single Vineyard no Rio de Janeiro

Vinícola reinterpreta uvas internacionais e apresenta vinhos premium direcionados a restaurantes e wine bars

A vinícola Miolo anuncia uma intensa agenda de ações que marcam o lançamento da linha Single Vineyard no Rio de Janeiro, categoria de vinhos premium que vem para complementar o premiado portfólio da marca.

De 4 a 9 de agosto, Adriano Miolo, superintendente do Grupo Miolo, estará no Rio para conduzir degustações exclusivas e um wine dinner dedicados aos novos rótulos. Além da participação nos eventos ViniBra Expo e Rio Wine and Food Festival, Adriano comanda uma degustação na Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro e recebe convidados em um jantar no restaurante Majórica.

“Com vinhos de partida limitada e elaborados a partir de colheitas manuais e seletivas, os novos Single Vineyard têm como foco o canal on-trade, segmento que inclui restaurantes e wine bars. Vamos apresentar em primeira mão para o consumidor do Rio de Janeiro vinhos exclusivos, gastronômicos e que representam ainterpretação ao estilo Miolo de uvas diferenciadas, algumas pouco conhecidas e outras já bastante apreciadas”, explica o superintendente.

A nova linha apresenta vinhos de qualidade excepcional e traduzem a expressão máxima de uvas e microterroirs de lotes limitados e numerados, reforçando a exclusividade da proposta e a singularidade de cada garrafa.  Os rótulos, nas versões Touriga Nacional, Pinot Noir, Syrah e Riesling Johannisberg, foram elaborados com uvas criteriosamente selecionadas em pequenas e específicas parcelas de terra em vinhedos próprios da vinícola no Rio Grande do Sul e na Bahia.

Entre as menos conhecidas está a Riesling Johannisberg, estrela do único vinho branco da linha Single Vineyard. Elaborado na safra 2018 – considerada a melhor da década para a vinícola – o Single Vineyard Riesling Johannisberg tem origem em um microlote do vinhedo da Toca do Tigre, terroir da Campanha Central (RS). A casta é uma das grandes uvas brancas da Alemanha e tem personalidade marcada pela elegância e complexidade.

Quem dá vida ao Single Vineyard Touriga Nacional é a nobre variedade portuguesa Touriga Nacional, que proporciona vinhos sofisticados, sabores intensos e aromas distintos. O rótulo, elaborado a partir das uvas colhidas em uma pequena parcela do Vinhedo da Tapera, na Campanha Meridional (RS), já nasceu premiado: este ano, foi considerado, pelo Guia Descorchados, como o melhor tinto da região da Campanha.

Também da Campanha Meridional, vem o Single Vineyard Pinot Noir, cultivado em um microlote do Vinhedo da Ponte com uma das grandes uvas da região da Borgonha, na França. A cepa entrega rótulos elegantes, delicados e admirados no mundo todo. 

No Vale do São Francisco, na Bahia, nasce o Single Vineyard Syrah, elaborado com uvas de um microlote do Vinhedo de Mandacaru. A casta, versátil, dá origem a vinhos expressivos e complexos.

Texto e Foto: CHA@ Comunicação

terça-feira, 17 de julho de 2018

2018 Anno del Cibo Italiano

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre




A boa mesa italiana que angaria apaixonados pelo mundo será homenageada este ano... 2018 foi declarado o Anno del Cibo Italiano - Ano Nacional da Comida Italiana.

A longo do ano serão desenvolvidos vários eventos ligados à cultura e à tradição da reconhecida enogastronomia do país.

Durante os eventos, serão ressaltadas as premiações já recebidas relacionadas à alimentação, como a da UNESCO que reconheceu a Dieta Mediterrânea e a vinha Pantelleria como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Ao mesmo tempo, serão lançadas iniciativas para aumentar a conscientização e promover, mesmo em termos de turismo, as paisagens rurais históricas, para o envolvimento e promoção de cadeias de fornecimento e haverá um foco específico na luta contra o desperdício de alimentos. 

A estreita ligação entre comida, arte e paisagem também será o centro da estratégia de promoção turística que será continuado durante todo 2018 através da ENIT e a rede da embaixada italiana no mundo e irá destacar o patrimônio gastronômico como parte da identidade cultural italiana.

Aqui o filme promocional disponível no site da ENIT para dar água na boca...


https://youtu.be/PLHgvuYLiIc












quarta-feira, 16 de maio de 2018

Brasil recebe 40 Prêmios em Londres!!!



40 prêmios em Londres

Reconhecimento vem de uma das mais criteriosas competições de vinhos do mundo

A qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros já é reconhecida mundialmente. Mas quando a distinção vem de um dos mais rígidos concursos internacionais de vinhos, o orgulho é ainda maior. O Brasil vitivinícola acaba de ampliar seu ranking com a conquista de 40 premiações conferidas pela 34ª edição do International Wine Challenge, realizado nos dias 22 e 23 de abril, em Londres, na Inglaterra.

Milhares de vinhos de 55 países foram degustados por um painel de especialistas do mundo todo. O resultado distingue rótulos que foram degustados e melhor pontuados em três distintos momentos por pelo menos 10 juízes diferentes. O concurso leva em consideração a fidelidade ao estilo, região e safra de cada produto.


PREMIAÇÕES

Medalha de Prata (5)

Cave Geisse Espumante Extra Brut, 2014 - Vinícola Geisse
Garibaldi Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Salton Prosecco Brut, 2017 - Vinicola Salton
Miolo Cuvee Tradition Brut - Miolo Wine Group
Peterlongo Espumante Privilege Extra Brut -  Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo

Medalha de Bronze (15)
Aurora Espumante Pinto Bandeira Extra Brut - Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Leopoldina Chardonnay, 2017 - Casa Valduga  Vinhos Finos
Casa Valduga Gran Identidade, 2012 - Casa Valduga  Vinhos Finos
Épico - Edição 3 - Vinícola Guatambu
Chandon Espumante Brut Rosé - Chandon Do Brasil
Aurora Procedências Espumante Chardonnay Brut - Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Espumante Conde de Foucauld Brut - Cooperativa Vinícola Aurora
Aliança Espumante Moscatel - Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança
Luiz Porto Syrah, 2014 - Luiz Porto
Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, 2015 - Miolo Wine Group
Rio Carnival Sparkling - Marks & Spencer
Ponto Nero Espumante Brut - Domno do Brasil
Miolo Millésime Espumante Brut, 2012 - Miolo Wine Group
Peterlongo Espumante Elegance Nature - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo
Memórias Geraldo Marcon Espumante Brut, 2013 - Casa Geraldo Indústria Vitivinícola

Recomendação Honrosa (20)
Casa Valduga Espumante 130 Blanc de Blancs - Casa Valduga  Vinhos Finos
Casa Valduga Espumante 130 Blanc de Noir - Casa Valduga  Vinhos Finos
Don Giovanni Espumante Brut - Don Giovanni Indústria e Com. de Bebidas
Don Giovanni Espumante Série Ouro Extra Brut - Don Giovanni Indústria e Com. de Bebidas
Maria Maria Diva Sauvignon Blanc, 2017 - Vinhos Maria Maria
Garibaldi  Espumante Prosecco - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Jolimont Espumante Moscate, 2017 - Vitivinícola Jolimont
Lendas do Pampa Tannat, 2017 - Vinícola Guatambu
Aurora Reserva Cabernet Sauvignon, 2016 - Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Reserva Chardonnay, 2017 - Cooperativa Vinícola Aurora
Salton Campanha, 2016 - Vinícola Salton
Salton Poética - Vinícola Salton
Ponto Nero Espumante Brut Rosé - Domno do Brasil
Peterlongo Espumante Privilege Brut - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo
Armando MemóriaTeroldego, 2016 - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo
Armando Memória Touriga Nacional, 2016 – Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo
Castellamare Espumante Natural Brut, 2017 - Cooperativa Vinícola São João
Castellamare  Espumante Moscatel - Cooperativa Vinícola São João
Castellamare Espumante Natural Brut Rosé - Cooperativa Vinícola São João
Castellamare Espumante Natural Brut, 2016 - Cooperativa Vinícola São João


Fonte Texto: ConceitoCom




quarta-feira, 21 de março de 2018

Rio Content Market agora é Rio Creative Conference



O Rio Content Market, que frequento desde sua primeira edição há sete anos, já faz parte da agenda do Audiovisual da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e da América Latina.
Porém, este ano ele traz algumas mudanças...digamos que houve uma repaginada para ficar ainda mais abrangente...aproveitando para atender às outras áreas que estão interligadas ao Audiovisual.

Em sua oitava edição, o maior encontro de negócios da América Latina entre produtores independentes, profissionais de TV e mídias digitais, distribuidores, compradores de conteúdos de mais de 36 países contará com algumas mudanças...  primeira delas, é o próprio nome do evento...agora chama-se Rio2C - Rio Creative Conference...o Rio Content Market passará a integrar a grade do Rio2C.
Neste novo formato, o Rio2C contará também comas disciplinas de Música e Inovação...a novidades não param por aí... local também foi alterado...será na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no período de 03 a 08 de abril 2018.
Detalhe...este ano, os portões serão abertos para os fãs e público em geral.

Agora, é aguardar para conferir as novidades e possibilidades de negócios.

Para informações mais completas...
http://rio2c.com/



sexta-feira, 9 de março de 2018

Espumante Brasileiro presente na ProWein







O Brasil reforçará ao mundo do vinho sua vocação para a elaboração de espumantes.

 A participação das vinícolas brasileiras na maior feira do segmento, a ProWein Alemanha, em Düsseldorf, de 18 a 20 de março, focará na promoção e prospecção de negócios que devem chegar a US$ 1 milhão nos próximos 12 meses, com as borbulhas liderando as atenções e estratégias das 11 empresas que estarão no estande verde-amarelo, no hall 9 – G28. 
A ação é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Está é a 14ª participação consecutiva das vinícolas na feira.          

Entre as novidades desta edição e alinhada com o objetivo do projeto setorial está o lounge Sparkling Brasil, com degustação de 22 rótulos de espumantes, de 12 empresas, conduzidas pelo sommelier brasileiro Maurício Roloff. As vinícolas verde-amarelas que estarão no estande coletivo são Aurora, Casa Perini, Casa Valduga, Don Guerino, Góes, Lidio Carraro, Miolo, Mioranza, Peterlongo, Pizzato e Salton, além da Nova Aliança, que participará apenas com produto no Sparkling Brasil.

Também será a primeira vez que os produtores brasileiros estarão representados no ProWein Forum. Às 10h do dia 18, os representantes do projeto setorial conduzirão uma degustação de espumantes verde-amarelos e apresentarão a produção nacional.
 “Vamos reforçar a qualidade e a diversidade dos nossos espumantes, algo já reconhecido e validado pela crítica e pelo próprio trade internacional, posicionando-os como carros-chefes da produção brasileira. Em 2017 retomamos o crescimento nas exportações, com um incremento de 47,5% na venda da bebida”, informa o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini.

Após a participação na ProWein, um grupo de 14 pessoas, de sete vinícolas brasileiras, realizará uma missão técnica na Itália, nas regiões de Conegliano e Treviso. 
De 21 a 23 deste mês, integrantes do Wines of Brasil e das empresas Aurora, Casa Perini, Casa Valduga, Góes, Miolo, Peterlongo e Salton farão visitas em vinícolas, em roteiros enoturísticos e na Escola de Enologia de Conegliano. 
O objetivo é conhecer a produção das empresas, as experiências dos empreendimentos com o turismo e as formas de atrair visitantes para os roteiros de vinhos no Brasil.

ProWein 2018 em números          
A ProWein 2018 terá a presença de 6,7 mil expositores, de 61 países. Serão mais de 300 regiões vitivinícolas representadas e cerca de 500 eventos, incluindo sessões de degustações guiadas, seminários e apresentações.



Saúde Brasil!

Texto: Assessoria de Imprensa Ibravin
Foto: Dandy Marchetti

quarta-feira, 7 de março de 2018

Wine South America ... Setembro... em Bento Gonçalves - RS




           Wine South America vem com expectativa de somar 250 marcas expositoras

A Wine South America - Feira Internacional do Vinho – foi oficialmente lançada no dia 02 de março, no Bento Gonçalves Centro Empresarial, perante cerca de 300 convidados entre representantes de entidades do setor, autoridades políticas, imprensa, além de importantes vinícolas. Para a primeira edição, que ocorre de 26 a 29 de setembro, na Serra Gaúcha, a expectativa é somar 250 marcas expositoras em 10 mil metros quadrados de área e atrair 10 mil profissionais altamente qualificados.
Estamos muito confiantes na proposta da feira, de promover os vinhos, espumantes e sucos produzidos no Brasil em âmbito global. O setor vitivinícola brasileiro tem grande potencial de negócios e expansão, bem como seu enoturismo, que é outra força a ser trabalhada para transformar o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

Foto: Valeria Loch

A Feira também será uma alavanca para aumentar o consumo interno de vinhos e espumantes, que no Brasil fica abaixo da média da América Latina, na avaliação do presidente do Grupo Veronafiere, Maurizio Danese, “A Serra Gaúcha é um território belíssimo, com excelentes vinícolas. O enoturismo sem dúvida é uma ferramenta importante para atrair compradores para os produtos da região. A feira vai ajudar a mostrar todos esses atrativos ao mundo”, disse.
A Feira assume, também, particular relevância ao unir forças brasileiras e italianas em prol desse objetivo. “O Rio Grande do Sul representa muito da força do mercado vinícola no Brasil, do mesmo modo que o Vêneto representa na Itália. Encontros como esse são importantes para estreitar os laços comerciais entre as duas regiões, que têm no vinho uma de suas características especiais”, disse o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.

Parcerias são o caminho para o sucesso
Outro ingrediente essencial para o sucesso da Wine South America 2018 é a rede de alianças já consolidadas. A importância da soma de força foi uma das tônicas destacadas pelo Governador José Ivo Sartori em sua mensagem durante a solenidade de apresentação da feira. “Esse evento vai, com certeza, marcar a história como um grande passo de evolução nessa área, movimentando toda a cadeia produtiva do vinho, espumantes e suco, bem como o turismo da região. A Feira Internacional do Vinho tem um desafio, que vai depender muito do trabalho e da unidade de todos: mostrar o que é feito no Rio Grande do Sul, que responde por 90% da produção nacional, sendo a Serra Gaúcha o grande polo do setor”, disse.
A Wine South America tem a expectativa de reunir 250 marcas expositoras, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores. Esses atrativos devem ser visitados por cerca de 10 mil visitantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes.
Quem visitar poderá apreciar degustações, assistir a premiações, participar de treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional. Outro destaque serão os Projetos Comprador e Imagem, em parceria com o Ibravin. O primeiro prevê a participação de compradores internacionais; já o segundo a vinda de jornalistas estrangeiros – ações combinadas abrindo mercado para negócios com países como Chile, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Reino Unido, dentre outros.

Ampliar visibilidade do setor e aumentar consumo dos produtos são desafios
A Wine South America vem com o objetivo claro de gerar negócios para o desenvolvimento do setor vitivinícola e do enoturismo nacionais – metas que, de imediato, conquistaram a simpatia das entidades representativas do segmento. Buscamos com a feira três grandes objetivos: fortalecimento da imagem da vitivinicultura gaúcha e brasileira, visibilidade e desenvolvimento do enoturiismo e aumento da presença de nossos vinhos, espumantes e suco de uva nos mercados interno e externo. Estamos dispostos a investir e nos apresentar com força e determinação em nossa casa para ampliarmos nossas relações comerciais. Há muito trabalho para fazer, e o setor já está fazendo a sua parte”, disse o presidente do Ibravin, Oscar Ló.
O desafio que está sendo lançado pela feira permite que os setores públicos e privados se unam no objetivo de divulgar para o mundo uma pouco daquilo que a Serra Gaúcha tem de melhor: a qualidade de seus vinhos, sucos e espumantes. “Essa é uma feira de interesse coletivo, cujo sucesso estará levando benefícios para todos os municípios da região, divulgando a qualidade de seus produtos e as potencialidades do turismo”, destacou Antonio Cetolin, presidente da AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e prefeito de Garibaldi.
Vitrine desses importantes atrativos, a Wine South America será, também, importante estímulo ao desenvolvimento econômico da região, geração de emprego, renda e inclusão social. “Essa representatividade vem acompanhada de uma grande responsabilidade ao receber parceiros do mundo todo para mostrar nossos produtos, nossas belezas, nossas forças. Certamente honraremos a confiança que estamos recebendo, num esforço que certamente trata benefícios para a cadeia produtiva da região”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.




SERVIÇO:
O que: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.
Quando: de 26 a 29 de setembro de 2018
Onde: Bento Gonçalves, RS
Informações: winesa.com.br




* Fonte: Exata Comunicação

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Brazil Wine Challenge...Nova Edição em Junho de 2018!








Premiações chamam a atenção dos consumidores e ajudam na hora da compra

Escolher um vinho entre tantos na gôndola pode parecer tarefa fácil, mas para quem não é um expert no assunto pode dar muito trabalho. 
Um atributo que vem ganhando cada vez mais a atenção dos apreciadores da bebida são as premiações conquistadas em renomados concursos internacionais e exibidas pelas vinícolas com adesivos das medalhas nas garrafas. Num mercado tão competitivo como este, a estratégia vem dando certo. 
Com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o Brazil Wine Challenge chega a sua nona edição com o prestígio de ser um dos mais importantes concursos das Américas, ajudando a promover vinhos e espumantes do mundo todo.

Vinícolas e importadoras têm até o dia 30 de março para inscrever suas amostras e disputar espaço nesta que é a principal vitrine de vinhos no Brasil. 
“Ter um vinho ou um espumante premiado no Brazil Wine Challenge é ter o reconhecimento de especialistas de diversos países. É associar sua marca aos melhores rótulos avaliados no concurso, atraindo olhares de conhecedores e de quem está ingressando neste universo de sensações”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – promotora do evento -, enólogo Edegar Scortegagna.

Austrália e Chile, além do Brasil, saíram na frente, mas a intenção dos organizadores é ultrapassar a marca de 17 países, registrada na edição passada, em 2016, reforçando ainda mais a imagem do concurso no mundo inteiro. 
O sistema de avaliação do concurso é totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, apresenta excelente desempenho.

O concurso acontece de 5 a 8 de junho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O júri será formado por especialistas internacionais.

Saúde Brasil!

Fonte texto: ConceitoCom