domingo, 16 de junho de 2013

Sebastião Salgado no Museu do Meio Ambiente

 
 


 Desta vez, Sebastião Salgado não teve como foco as consequências da poluição e das alterações climáticas no planeta, como aconteceu nos trabalhos anteriores: Trabalhadores e Êxodos.
Passaram dez anos, e depois de uma volta ao mundo que levou oito anos (2004 a 2012), quando ele visitou os quatro cantos do nosso belo planeta, o trabalho é finalizado com uma exposição chamada GENESIS. São 245 fotografias que nos contemplam com regiões do planeta onde a natureza ainda reina de forma suprema e absoluta, a exposição é dividida em cinco seções: Planeta Sul (Antártida e arquipélagos como as Ilhas Sandwich e Malvinas), Santuários (paisagens vulcânicas e fauna de lugares como Galápagos, Nova Guiné e Madagascar), África, Terras do Norte (Alasca e Sibéria) e Amazônia & Pantanal.
Eu sou fã de carteirinha deste fotógrafo, cujo trabalho faz parte da minha vida. Ele nos traz um presente e um sinal de alerta: é preciso preservar...e mais, é preciso tentar reverter toda esta destruição! Ele próprio replantou 2,5 milhões de mudas de árvores na fazenda que herdou da família, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, recriando a Mata Atlântica local.
A exposição está no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio, até o dia 26 de agosto 2013, entrada gratuita.


 
 
 
 
 

 

 
 
 

 

 
 
 
 
 


4 comentários:

  1. Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro, nascido em Aimorés, Minas Gerais. Meu conterrâneo.
    Perfeito o trabalho dele!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Ele replantou 2,5 milhões de árvores na fazenda que herdou da família no Vale do Rio Doce, Minas Gerais! Conseguiu recriar a mata atlântica local!

    ResponderExcluir