terça-feira, 20 de agosto de 2013

Amazonas - Manaus - Rio Negro

 
 
 




 Este mês, tive a oportunidade de fazer um trabalho num pedaço de Brasil até então desconhecido para mim....Amazonas - Manaus - Rio Negro.
Em Manaus, visitei o mais importante cartão postal da cidade, o Teatro Amazonas, construído em 1896...símbolo da fortuna dos áureos tempos do ciclo da borracha.
O Palacete Provincial também vale uma visita...lá estão cinco museus: Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som, Museu Numismática, Museu Tiradentes e o Museu de Arqueologia...a praça em frente ao Palacete é uma graça...um jardim bem preservado e um coreto em ferro fundido em estilo art nouveau.
Aos domingos acontece a Feira Eduardo Ribeiro, onde turistas e manauaras se misturam para provar  a culinária local como a farofa de jabá, sanduíche de tucumã com carne, bombom de cupuaçu. E depois da comilança...conhecer o artesanato indígena. Nesta feira, encontrei o artesão Gumercindo...ele faz um trabalho de pintura em tecido que gostei muito.
Agora, a grande pedida é alugar uma voadeira e desbravar o Rio Negro...conhecer as comunidades ribeirinhas como São Tomé, Perpétuo Socorro, Lago Acajatuba, onde as pessoas vivem suas vidas no sobe e desce das águas do Negro...e recebem os visitantes com um sorriso largo no rosto.
As impressionantes Sumauma, Munguba....árvores que estão por ali faz tempo.
Este é o meu Brasil.

Teatro Amazonas

 
 
 
 
 

Palacete Provincial

 
 
 

 

Farofa de jabá
 
 
 
 
 
 
 
 
A frondosa Sumauma

 

 

 

 
 
 

 

 

 

Barco escolar
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Marcia, que fotos lindas! Essa terra encanta pela beleza natural e pelas possibilidades infinitas que nela existem. Tudo aqui é superlativo, a começar pela beleza... Você tem muita coisa a desobrir nessa terra maravilhosa... Beijo

    ResponderExcluir
  2. Núbia, voltei pra casa com o coração cheio de beleza...e você tem toda razão, a Mãe Natureza está presente em grandiosidade...e as pessoas também...foram belos encontros. Amei a experiência...ficou um gostinho de quero mais!

    ResponderExcluir