domingo, 17 de janeiro de 2016

Eu... O Vinho Brasileiro... Além do Tempo...






Tudo começou em março de  2012...quando meu irmão me convidou para fazer um curso na Escola de Vinho Miolo, no Rio de Janeiro....já em maio, o enólogo Arley Firmino que havia ministrado o curso convidou aos alunos para participar do Circuito Brasileiro de Degustação, que aconteceu no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Confesso que aceitei o convite um pouco receosa...vinho brasileiro...vamos lá....
Eis a minha grande surpresa...descobri um Brasil que eu até então desconhecia...degustei vinhos e espumantes....conheci pessoas como o Daniel Panizzi da Vinícola Don Giovanni,  que realmente despertaram a minha curiosidade para conhecer a Serra Gaúcha...em junho eu já estava por lá!
No mês de setembro, depois de ter sido apresentada ao Diretor de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini pela amiga Sonia Bo... fui convidada a participar do Projeto Imagem promovido pelo Ibravin...fato que me aproximou ainda mais da região e de sua gente... o leque foi se expandindo.
E surgiram amizades que só fizeram se fortalecer através destes anos...verdadeiros encontros de almas!
E eu, encantada pelo vinho, comecei a estudar seriamente....fiz curso profissional de sommelière na ABS do Rio de Janeiro, curso na The Wine School de Londres...inúmeros master classes e degustações...só se aprende degustando...e muito...um estudo sem fim!!!
Aproveitei o embalo e fiz um curso de especialização em Enoturismo.
A partir daí, a Serra Gaúcha tornou-se uma segunda casa...um lugar onde meu coração transborda de emoção que brota nem sei de onde.
Em 2014, fui fazer curso de roteirista na Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba....quando voltei, fiz parte de uma maravilhosa equipe (realmente tenho muita sorte) de produção de arte da novela Império, onde tive a oportunidade de trabalhar com a Mirica Vianna...após 6 meses sai da novela para fazer um curso de roteiro na TV Globo.
Em uma visita na novela, a Mirica me convidou para fazer parte da equipe da nova novela das 18h (Além do Tempo)...apesar de estar em fase de transição profissional...me tornando roteirista, aceitei na hora o convite...afinal, a trama iria se passar no Rio Grande do Sul e teria o Vinho Brasileiro como enredo. E hoje, tenho uma grande e querida amiga.
 E assim, começou um trabalho que marcou a minha vida....tudo que eu havia estudado sobre vinhos, sobre vinhos do Brasil seria de grande ajuda na pesquisa e realização das cenas da novela...todo meu carinho, meu respeito foram refletidos neste trabalho!
A história que me emocionou na primeira visita que fiz ao sul iria ser contada para todo o Brasil!!!
Mãos a obra....muita pesquisa, muita consulta, muita parceria....Ibravin, Embrapa Uva e Vinho, ABE, secretário de Turismo de Bento Gonçalves - Gilberto Durante,  secretária de Turismo de Garibaldi - Ivane Fávero, Cave Geisse, Vinícola Aurora e muitos outros tornaram possível nosso trabalho.

Com Diego Bertolini, Leocir Botega, Dirceu Scottá e Mirica Vianna

Tivemos o Dia do Vinho, no Projac... quando os atores e equipe tiveram um dia de formação sobre o Vinho Brasileiro através de palestras habilmente ministradas pela sommelière do Ibravin , Silvia Mascella e pelo enólogo Dirceu Scottá.

Turma animada depois de um dia de aula...com Issa Santos (Ibravin)

As nossas gravações aconteceram fora da época da colheita no sul do País... e para resolver este problema... 4 toneladas de uva Isabel (tinha que ser Isabel) cruzaram este imenso Brasil...do Vale do São Francisco, no Nordeste do Brasil...para fazer a pisa na festa da vindima da novela ambientada no final do século 19....Neste momento, o apoio da Vinícola Miolo foi fundamental para guardar as uvas em câmara fria até a data da gravação.











Equipe !!!!

 Depois, chegado o inverno, voltamos a precisar de um parreiral lindo e cheio de uvas no ponto de colheita...fomos parar em Jaíba, norte de Minas Gerais.



Parreiral de uvas verdes...o ANTES...





O DEPOIS... nossos cachos de uva Isabel pendurados...vamos gravar!


No parreiral havia uva, porém ainda verdes... compramos mais 2 toneladas de uva Isabel no Vale São Francisco, e penduramos cacho por cacho para criar nosso lindo parreiral e contar nossa estória.
Neste meio tempo, fomos agraciadas com o Prêmio Globo de Melhor Produção de Arte...


No entanto, era chegado o momento que eu tinha que dar continuidade ao meu documentário que havia escrito sobre o Vinho Brasileiro, e me afastei da novela. Neste período, fui convidada pela ABE (Associação Brasileira de Enologia)  para ser jurada do IX Concurso de Espumante Brasileiro.



E qual foi uma das cenas do último capítulo da novela????
O tão esperado concurso de espumante de Belarrosa...Coincidência? Destino? Sei que foi lindo!!!!






Com meu querido Rafael Cardoso...


Vai deixar saudade...mas creio que através da emocionante estória escrita por Elizabeth Jhin e equipe, o Vinho Brasileiro teve seu merecido destaque e ficará ALÉM DO TEMPO!


                                                                       Eu, Mirica e Elizabeth Jhin

E eu...só agradeço por ter feito parte deste lindo projeto. Saúde Brasil!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário