quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ViniPortugal traz os vinhos portugueses para 12 cidades brasileiras

A ação de formação promovida pela ViniPortugal está de passagem pelo Rio de Janeiro...No total serão 12 cidades visitadas Brasil afora.
Ontem foi o dia destinado ao público off trade, e eu estava lá para conhecer melhor um dos tesouros da terrinha...seus vinhos.
A palestra foi conduzida de uma maneira muito agradável por Rui Falcão, que apresentou um pouco da história dos vinhos portugueses e suas peculiaridades.
Ao longo do tempo, Portugal ficou isolado do resto da Europa ... vale lembrar que o país faz divisa com a Espanha e o Oceano Atlântico. Uma das consequências deste isolamento foi o desenvolvimento de uvas autóctones...hoje em dia são mais de 300 castas. Tantas variedades de uvas juntamente com a diversidade de microlimas e de solo (Portugal tem o maior número de terroir do planeta) resultam em vinhos bastante distintos.
Este grande número de castas disponíveis condicionou uma característica marcante no vinho lusitano...o vinho de corte....muitas vezes são usadas mais de três tipos de uvas para produzir o vinho. O vinho varietal é pouco comum na terrinha, das uvas utilizadas são a Baga e Alvarinho.
Acontece uma situação engraçada por causa de toda esta fartura de castas... uma casta receber nomes diferentes em cada região do país; como é o caso da uva Fernão Pires, casta branca mais plantada em Portugal, e que na Bairrada recebe um nome de mulher...Maria Gomes. Vai entender....
Outras brancas são a Alvarinho, Arinto, Encruzado...das tintas temos a Aragonês (que no Dão e Douro é conhecida como Tinta Roriz), Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão, Baga...fique tranquilo, não vou citar as 300 castas!!!
A degustação foi um descortinar de novos aromas e sabores, uma oportunidade de provar vinhos feitos com  uvas pouco conhecidas por aqui, como a Baga, Castelão e Rabigato.
Uma ótima sacada da ViniPortugal de trazer até nós um pouco da história do vinho português e suas diferentes uvas. A apresentação dos diversos rótulos ao longo da palestra vieram comprovar o ótimo resultado da modernidade e da tradição caminhando harmoniosamente lado a lado.
Tudo isso tendo como cenário a Praia de Copacabana...que belo dia!
Próximas cidades fiquem ligadas!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário