quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Casa Valduga e suas Raízes





Em junho deste ano, eu estive em Bento Gonçalves para conhecer a região e montar um tour de Enoturismo. No meu primeiro dia visitei a Casa Valduga, e confesso que fiquei encantada...gostei muito do lugar... o trabalho e a dedicação são perceptíveis nos resultados...seja na maravilhosa infraestrutura (Aliás, a Casa Valduga foi pioneira na criação de uma estrutura destinada ao Enoturismo na região do Vale dos Vinhedos, contando com hospedagem e restaurante dentro da vinícola), a atenção dos funcionários, e claro, em cada taça degustada.
Ontem, tive o prazer de participar de um almoço no restaurante Eça, e a oportunidade de escutar João Valduga contando um pouco da história da família...inclusive, recebemos um livro super bem elaborado, onde é narrada a saga da família desde a chegada ao Rio Grande do Sul.
João nos apresentou, com um entusiasmo contagiante, as linhas Leopoldina, Identidade e Raízes.
Há uma década a vinícola tem investido em três terroirs distintos do sul do Brasil...
A linha Leopoldina que é produzida no Vale dos Vinhedos, e homenageia o antigo nome da região...prevalecem as uvas Merlot e Chardonnay.
Compondo a tríade Valduga, temos Encruzilhada do Sul, onde as uvas Marselan, Arinarnoa e Gewurztraminer formam a linha Identidade.
E em terras mais distantes, na divisa entre Brasil, Uruguai e Argentina são as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat que resultam na linha Raízes.
A grande pedida é o novo rótulo, o Gran Raízes Corte, lançado em agosto, em produção limitada... apenas 3 mil garrafas! O vinho apresenta um admirável volume de boca...fica a dica!
O delicioso almoço elaborado pelo chef Fréderic De Mayer foi magistralmente harmonizado pela sommelière Deise Novakoski, nos proporcionando uma refeição digna de Baco.
                                           Com certeza foi um ótimo começo de semana!!













                       João Valduga e a sommelière do restaurante Eça...Deise Novakoski
                                                            João Valduga e eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário