sábado, 1 de agosto de 2015

Fazendas do Vale do Café - Festival Vale do Café




 

O Vale do Café engloba quinze municípios da região do Vale do Paraíba...durante o século XIX as fazendas da região garantiram a hegemonia do Brasil no mercado internacional como grande produtor e exportador do precioso grão...para se ter uma ideia, 75% do café consumido no mundo era produzido no Vale.
Atualmente, trinta destas fazendas estão abertas às visitações, uma possibilidade ao vivo e a cores do resgate da nossa história.
O Ciclo do Café, durante o século XIX, foi mais representativo economicamente que o ciclo do ouro...trazendo benfeitorias para a região, como construção de ferrovias e iluminação pública.
Seu declínio aconteceu com a fim da escravidão... os escravos eram a mola mestre de toda esta engrenagem de produção...como também o desgaste do solo...o desmatamento da região para o plantio do café ainda é visível hoje em dia.
Estas fazendas são um legado histórico-artístico-arquitetônico- com personagens e fatos que não nos são apresentados na escola...e estão lá...a nossa disposição.
Para garantir que toda esta história não se perca através do tempo, desde 2003, durante o mês de julho, acontece o Festival Vale do Café. Um evento muito interessante que movimenta o turismo local com apresentação de música nas fazendas, visitas guiadas onde são contadas detalhes de cada fazenda, shows em praças públicas e oficinas de música para crianças...e claro, a maravilhosa gastronomia local.
Este ano, tive a oportunidade de ir no último dia do evento... uma apresentação da soprano Angelica de la Riva, na Fazenda do Secretário, em Vassouras...um espetáculo!
Anote aí na sua agenda...no próximo inverno, este será um ótimo destino de férias.
Maiores informações sobre o Festival (http://www.festivalvaledocafe.com.br/)






 





A soprano Angelica de la Riva
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Estou maravilhada com as fotos das fazendas. Espero que pessoalmente ultrapasse minhas expectativas, pois visitarem nos dias 2 a 4 de novembro/18.

    ResponderExcluir