quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Garibaldi lança a Via Orgânica







A ideia do projeto da Via Orgânica surgiu em 2014, quando foi criada a Comunidade do Alimento do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, dando início ao processo de qualificação para o serviço turístico, com o importante apoio do Sebrae. Este lançamento é a realização de um projeto de vida. Cada visitante que conhecer a Via Orgânica sentirá a energia da vida pulsando por aqui. Agora precisamos apoiar esta jovem rota, visitando as propriedades, valorizando seus produtos, adquirindo seus serviços, divulgando a Via Orgânica. Precisamos de um mundo mais sustentável, esta é uma excelente iniciativa”, afirma Ivane Fávero - Secretária de Turismo de Garibaldi.
Em tempos de complexidade tecnológica, de impactos ambientais, esgotamento dos recursos naturais e de centenas de consequências decorrentes do consumo de agrotóxicos na alimentação, Garibaldi apresenta uma rota turística que desafia essa realidade e provoca uma reflexão ao buscar um modo de vida mais próximos da natureza, simples, saudável e, principalmente, mais humano. Com as já consolidadas Coopeg e Encosta da Serra, o Município reúne produtores e empreendedores de orgânicos que seguem uma relação não predatória com a natureza e também uma maior proximidade entre quem produz e quem consome.
Na Via Orgânica, o visitante poderá encontrar belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento.  A Rota conta com apoio da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, desde a sua estruturação. Detalhes sobre os empreendimentos podem ser consultados no site Turismo Garibaldi em www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/via-organica e no aplicativo, disponível da Apple Store e na Google Play. Os patrocinadores do projeto são Sicredi e Supermercado Cairu.



Confira abaixo os empreendimentos que integram a rota e o que oferecem (é necessário o agendamento prévio).

Arte da Vinha
Produção de vinhos naturais por meio de métodos de vinificação ancestral. A visitação, em uma inusitada cave de porão, ocorre por agendamento e inclui degustação e explanação sobre a produção natural, biodinâmica e o método ancestral, feito em uma ânfora.

Cooperativa Vinícola Garibaldi
Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a Cooperativa também aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho proveniente do cultivo agroecológico de 70 de suas 380 famílias associadasA visita ao complexo turístico da Cooperativa relata o seu funcionamento e suas práticas sustentáveis.

Econatura
A “ecofábrica”, construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental.  Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Recebem apenas visitação técnica para grupos com agendamento.
Contato: (apenas visitações técnicas para grupos): (54) 3462 1074

Família Boroto
A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e a produção de chocolates artesanais. O visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante e também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.
Família Mariani
Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época. 
Contato: (54)99999752 | (54)91773688 | salete@coopeg.com.br

Morro São Francisco
O visitante pode experimentar um café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos, sobremesas e outras delícias - tudo preparado pelas mãos da família. Para quem gosta de se aventurar, pode encarar um sistema de trilhas com direito a belas vistas, ou para os gostos mais tranquilos, oportuniza-se um agradável passeio nas videiras com fontes d’água.

Sabor Ecológico
Loja especializada em produtos naturais e orgânicos. Hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos – tudo orgânico. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Também fornece linhas de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, dietéticos e fitoterápicos.
Contato: (54) 3462 7167

Sítio Crescer
Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento.

Sítio do Celo
Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês. Destaca-se a degustação do caldo de cana (garapa) feito na hora. Para quem aprecia momentos de tranquilidade, há uma inspiradora trilha com umcaminho meditativo até um riacho.
Valle Rustico
Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde provém a maioria dos ingredientes utilizados. Atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas.


Texto: Assessoria de Comunicação Social 
Prefeitura Municipal de Garibaldi 

Fotos: Alexandra Ungaratto

Nenhum comentário:

Postar um comentário