sábado, 1 de abril de 2017

O Vinho Brasileiro em Rede Nacional



Ontem, recebi em minha casa uma caixa misteriosa...nela continha três rótulos representantes da vitivinicultura brasileira...este belo presente me fez pensar um pouco na trajetória do Vinho Brasileiro ao longo da história do país.



Começando pelos portugueses, que assim que chegaram na "Terra Brasilis" tentaram o plantio da uva para produzir o vinho que fazia parte do hábito alimentar dos colonizadores deste imenso Brasil...várias tentativas, algumas deram certo outras nem tanto. Porém, qualquer possibilidade de sucesso foi brecada pela Rainha D. Maria I, através de um alvará do dia 5 de janeiro de 1785 que proibia qualquer atividade manufatureira no Brasil...todos os produtos manufaturados teriam que vir de Portugal. E assim, a jovem produção vitivinícola brasileira foi sepultada antes mesmo de florescer.
Dando um salto nesta linha do tempo...o vinho brasileiro ressurgiu com a chegada dos imigrantes italianos na Serra Gaúcha - RS...por lá, as uvas Vitis Viníferas não produziram bem devido ao clima... nesta altura, o próprio Governo Imperial fazia esforços para o desenvolvimento da viticultura...trouxe dos Estados Unidos da América a uva Isabella, uma Vitis Labrusca que por aqui passou a ser chamada de Isabel, em homenagem à princesa.
A Uva Isabel foi a pedra fundamental para o surgimento e desenvolvimento do vinho no Brasil...passados alguns anos surgiram as primeiras vinícolas familiares, as cooperativas vinícolas e o boom da multinacionais que chegaram ao país nas décadas de 1970/80...já nas décadas de 1990/2000 ocorreu a revolução do vinho brasileiro, quando os produtores puderam custear os estudos de seus filhos em países com tradição vitivinícola como a Argentina, e assim trouxeram novas tecnologias para a produção nacional.



Bem, depois desta breve introdução histórica, volto aos dias de hoje...ao abrir aquela caixa misteriosa e saber do seu propósito, fiquei muito feliz...o vinho brasileiro conquistando seu espaço na mídia.
Quem poderia imaginar, o vinho com um "protagonista" em uma novela da TV Globo...sim, em "Além do Tempo" de Elizabeth Jhin, ele foi protagonista juntamente com o par romântico Lívia e Felipe...e agora, entrará novamente nas casas dos brasileiros cumprindo seu papel como alimento que é...






Os fãs da vitivinicultura brasileira terão motivos especiais para assistir o próximo episódio de MasterChef Brasil. Na noite de terça-feira, 4 de abril, irá ao ar a primeira prova coletiva fora do estúdio desta temporada. E o local não podia ser mais apropriado para elaboração de um menu harmonizado: os vinhedos da Serra Gaúcha, região responsável por cerca de 90% da produção nacional.       
Gravada nos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira, no interior do Rio Grande do Sul, a prova desafiará os 20 competidores a prepararem pratos típicos italianos e alemães, que deverão ser acompanhados com rótulos verde-amarelos. Três vinícolas serão as responsáveis por representar a diversidade e qualidade da vitivinicultura nacional no maior talent show da televisão brasileira: Aurora, Casa Perini e Casa Valduga.
Anote na agenda...a não perder... 
O MasterChef é transmitido pela Band às terças-feiras, às 22h30min, com exibição simultânea no site e no aplicativo da emissora para smartphones, sendo também reproduzido pelo Discovery Home & Health, nas sextas, às 19h20min, com reapresentação aos domingos às 21h45min.

Sim...temos motivos para brindar! Saúde Brasil!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário