sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cafayate e a Torrontés

Ontem, no Consulado da Argentina aconteceu o evento "Experimente o Noroeste Argentino", e eu tive o privilégio de estar presente. O projeto visa promover as províncias de Catamarca, Jujuy, Salta, Santuário del Estero e Tucumán que compõem a região noroeste do país, e tem um potencial turístico bastante diversificado. Mas, este assunto será em outro post...
Agora o tema é o vinho da região, mas precisamente os vinhos produzidos na cidade Cafayate, localizada no históricoValle Calchaquíes.
Os vinhedos de altitude, a maioria deles localizados entre 1.500 e 2.000 metros acima do nível do mar, crescem em um lugar muito seco e frio. Aí são plantadas as uvas Malbec, que neste terroir desenvolve vinhos de cor violeta-púrpura e tem sabores de frutas escuras doces e taninos envolventes. Há também a Cabernet Sauvignon, a Syrah, a Tannat. Porém, a vedete é a Torrontés, uma uva branca aromática, floral e única.
Aos interessados em conhecer as bodegas da região, existe a Rota do Vinho, a estrada do vinho mais alta do mundo, onde mais de 20 bodegas podem ser visitadas!
Em um grande salão, estavam presentes diversas bodegas, como a Tukma, Nanni, Alta Esperanza, Desvario e Siete Vacas, esta trouxe um espumante rosé feito com a uva Malbec...apreciei bastante.
Neste ambiente agradável também havia comida típica e música regional.
Vale ressaltar que a região também produz excelentes azeites e geleias!















2 comentários: