sábado, 25 de maio de 2013

Casa Daros - Espaço da Arte Latino-Americana no Rio de Janeiro

 
 
 
 
 




Hoje fui visitar a Casa Daros...espaço inaugurado no mês de março, completamente dedicado à arte da América Latina.
A imponente fachada da construção do século XIX em estilo neoclássico, ornada por palmeiras imperiais ( a famosa Palm Mater de D. João VI) já é um atrativo por si só...
A Casa Daros é um espaço de arte, educação e comunicação e ocupa este casarão preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, em um terreno de 12 mil metros quadrados, em Botafogo.
O espaço receberá anualmente pelo menos duas exposições montadas a partir do acervo da instituição Daros Latinamerica, sediada em Zurique, na Suíça. A coleção, de cerca de 1.200 obras de 117 artistas, começou a ser organizada em 2000 pelo curador Hans-Michael Herzog e a colecionadora suíça Ruth Schmidheiny, que financia todo o projeto.
Vale a pena conferir a exposição CANTOS CUENTOS COLOMBIANOS que ficará até 8 setembro, onde 10 artistas da Colômbia tratam dos temas Guerra e Paz, Morte e Vida...tão presentes no cotidiano das pessoas daquele país.
 Relatos de camponeses que presenciaram massacres ocorridos por causa do tráfico de drogas, é realmente emocionante.
Há também esculturas de personagens da Disney como Pateta, Mickey e Pluto estilizadas como figuras que representam mitos pré-colombianos.
Preste atenção à sinfonia de pássaros que você poderá escutar de vários pontos...são 2 mil cantos de pássaros de todo o mundo, divididos em 500 sons em narrativa sinfônica, que representam os quatro continentes.
Um espaço para que tenhamos um pouco mais de consciência do que acontece nos países vizinhos, a expressão da América Latina.
No local funciona um café, um restaurante, uma loja, sala de leitura e biblioteca.
Rua General Severiano, 159 - Botafogo.
Tel: 21 2138-0850



 
 
Caixão feito com Lego nas cores da Bandeira da Colômbia...a linha branca no meio simboliza a cocaína.

 
 
Sala de Leitura
 
Estilizadas...
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário