sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Festival do Rio 2015 - Documentário "Cooking up a Tribute"

 
 
 
Uma viagem de sabores e aromas....


Durante cinco semanas, os geniais chefs espanhóis Joan Josep e Jordi Roca fecharam as portas do restaurante El Celler de Can Roca, de Gerona, três estrelas Michelin e eleito por duas vezes o melhor restaurante do mundo pelo World´s 50 best, e viajaram para explorar cozinhas, ingredientes e sabores em seis cidades diferentes do México, Texas, Colômbia, Peru e Estados Unidos.
Joan (chef), Josep (sommelier) e Jordi (patissier) e todo o efetivo do El Celler caíram na estrada, protagonizando uma experiência inédita e fantástica, que pode ser conferida, dia a dia, passo a passo, no documentário "Cooking up a tribute", que será exibido no Festival do Rio, na primeira semana de outubro.
É um filmaço, oportunidade espetacular de ver esses geniais cozinheiros em ação, desfrutando de um chilli desconhecido, de tomates de doçura e acidez inéditos, dos muitos tipos e cores e sabores de batatas. Eles aparecem ainda conversando com pequenos produtores, desbravando plantações como a do agave e, melhor dos melhores, fazendo bom uso dessas descobertas na cozinh, in loco, nos melhores restaurantes de Lima, Bogotá, México, Monterrey, Dallas e Houston. Foram 50 mil pratos servidos para 2.700 pessoas, sendo 56 criados na ocasião, com mais de 200 ingredientes locais.
"Não nos faltam convites para abrirmos o El Celler de Can Rocca em outros paises. Mas eu reluto, receio que funcionaria bem por um, dois, três meses, mas depois o padrão poderia ciar. É difícil manter a qualidade de longe. Foi então que tivemos a ideia de, em vez de abrir casas pelo mundo, de mover o Celler com todo o seu efetivo, para mostrar o que fazemos e aprender também com outras culturas desconhecidas. De cozinhar o que encontrássemos do jeito que sabemos", conta Joan Roca.

E é o que podemos testemunhar nesse documentário elegantíssimo, no qual chefs conversam nas cozinhas, dividem conhecimentos nos campos, ouvem colonos das mais distantes paragens e protagonizam jantares memoráveis.
"Cooking up, a tribute" é uma viagem para esses cozinheiros geniais e também para nós, espectadores. Imperdível.



Fonte: Jornal O Globo/ Por Luciana Fróes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário