sábado, 5 de setembro de 2015

Port Wine Day - 10 de Setembro




Foi no mês de setembro, no ano de 1756 que o Marquês de Pombal, Primeiro-Ministro português, delimitou a primeira região vinícola do mundo, o Douro.
Na época, a Real Companhia Velha foi a responsável pela regulamentação das vinhas do Alto Douro...ela possuía exclusividade na produção, na taxação e distribuição dos vinhos produzidos na região, hoje conhecidos mundialmente como "Vinhos do Porto", e passaram a ser a  maior expressão da cultura vínica de Portugal.
Junto à história do Vinho do Porto, existe a história da família Ferreira que teve um papel fundamental na vitivinicultura da região, principalmente quando os negócios da família ficaram nas mãos de Dona Antonia Adelaide Ferreira, carinhosamente conhecida como Ferreirinha. Ela ficou viúva aos 33 anos de idade, e levou adiante os negócios da família, dedicando sua vida às videiras, sempre buscando aprimorar e modernizar as técnicas de cultivo e vinificação dos "Vinhos do Porto", que tinha a Inglaterra como seu principal consumidor.


Passados 259 anos, a Ferreira é uma referência em se tratando de vinhos do Porto e Douro...e no dia 10 de setembro irá comemorar a segunda edição do Port Wine Day.
Eu já escolhi o meu, o Ferreira Tawny D.O.C....Saúde!

 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário