quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vinhos do Alentejo 2015 - Rio de Janeiro


 


A história dos Vinhos do Alentejo vem de longa data...sabe-se que quando os romanos chegaram por lá, a cultura da uva e do vinho já existia. Os romanos com seu domínio agrário contribuiu muito para o desenvolvimento da cultura vínica da região.
Atualmente, os Vinhos do Alentejo  desfrutam de reconhecimento não somente por parte dos portugueses, que constatam uma excepcional relação de qualidade/preço, como também no exterior.
Ontem, foi dia de matar saudade...momento de degustar as marcas que já conquistaram meu coração e descobrir as novidades....
Percebi uma peculiaridade...até pouco tempo atrás, os vinhos desta região, eram compostos pelo lote das uvas mais comumente utilizadas na sua elaboração: Aragonês, Alicante Bouschet, Trincadeira e Touriga Nacional.
 Mas, este perfil está mudando...atualmente, muitas vinícolas estão adotando as castas francesas Syrah e Cabernet Sauvignon em seus cortes, como também a produção de vinhos monovarietais...e a Syrah tem sido uma grande aposta....e resultando muito bem!
Vamos aos rótulos:

Minha querida Herdade do Esporão...sua qualidade de sempre, mas ainda assim, consegue surpreender...

 
 
 
 
Tendência monovarietal....Syrah!
 
Maravilhoso....
 
 
Sou fã...
 
 
 
 
 
Sempre muito bom....
 

Novidades...um bom vinho para o dia a dia...
 
E agora...vamos aos rótulos que eu não conhecia e que me surpreenderam:
 


Eu simplesmente amei este Alicante Bouschet!!

 


 

Fiquei amante!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário