quinta-feira, 27 de maio de 2010

Agora.... Santiago do Chile

Santiago do Chile é uma capital que me surpreendeu, é uma cidade limpa, segura, e com transporte que funciona. Você pode cruzar a cidade toda de metrô, que tem bom preço. Se for utilizar o transporte público para se locomover, compre logo o cartão magnético em uma estação de metrô, carregue o com uns 2.000 pesos, e poderá viajar sem preocupação. O cartão também vale para os ônibus.
O melhor lugar pra o câmbio é no Centro, nos arredores do Palácio da Moneda ( na Calle  Moneda há várias casas de câmbio).
Santiago tem muitos parques, são bonitos e bem tratados, a população realmente desfruta destes espaços. Não deixe de visitar o Cerro de Santa Lucia, onde a cidade nesceu, é um belo jardim, e se tem uma bela vista da cidade. Um outro atrativo é o Cerro San Cristóban, um enorme parque, onde há teleférico para passear , e tendo como pano de fundo a Cordilheira dos Andes, increíble. Atenção: verificar horário de funcionamento do teleférico, por exemplo, às segundas somente a partir das 14h.
Uma visita à vinícola Concha y Toro é imperdível. Há um tour pelas vinhedas, degustação. É necessário marcar com antecedência (http://www.conchaytoro.cl/), na Sernatur (órgão de turismo/ http://www.sernatur.cl/)) que fica na Avenida da Providência, pode se adquirir diversas informações sobre o país, e inclusive um folder de desconto para visita à Concha y Toro. Outro lugar para ser visitado é o Museu de Arte Pré-Colombiana.
Para comprar as lembracinhas, não deixe de visitar  o Pueblito Los Dominicos (Avenida Apoquindo, 9.085 - 10:30h/19H). Lá encontra se o melhor do artesanato chileno, são brincos, pulseiras em prata e lápis lazuli, a pedra do Chile. Agora, se você quer comprar roupa de boas marcas com bons preços, o lugar é o Parque Arauco, um shopping onde se encontram marcas como Nina Ricci, Cacharel. Nas lojas Ripley e Paris, as roupas para frio e neve da Columbia e North Face tem bons preços.
Comer bem em Santiago é tarefa fácil, aí vão algumas dicas:
- Restaurante El Novillero, tem uma carne ma-ra-vi-lho-sa, e o carrinho com sobremesas é uma loucura. Há uma que adorei .... mote com huesillos (doce de pêssego com semente de trigo. (Calle Moneda, 1.145 Centro)
- ainda no Centro, há um restaurante que fica próximo à Praça Brasil, onde você pode comer frutos do mar muito bons. Recomendo pedir o prato Jardim de Mariscos, vem  um pouco de algumas das variedades encontradas no velho Oceano Pacífico, e assim você tem condições de eleger o que mais lhe agrada. (Calle Ricardo Cumming, 221).
- O Mercado Central é um point para comer frutos do mar, o restaurante mais tradicional é Donde Augusto, que aliás, já toma conta de boa parte do mercado. Fique nas mesas da praça central, é bem mais animado.
- Prove o pico sour, um drink preparado com cachaça de uva, limão e açúcar, uma delícia. Mas, cuidado, pega como a nossa caipirinha.
No dia 19 de setembro é o dia da festa de independência do Chile, é uma semana de festas por todo o país, eu adorei. Se come muita empanada, toma bons vinhos e se dança a cueca.
Se você gosta de neve, a pedida é o Vale Nevado, fica a uma hora e meia da cidade, e lá existem estações de esqui, que são consideradas de nível internacional. Leve goma de mascar para aliviar os efeitos da latitude nos ouvidos, e muita água. Ah, mas esta é outra estória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário