terça-feira, 4 de maio de 2010

Lix


Lisboa, minha Lisboa querida.
Morei nesta cidade por algum tempo, posso dizer que é minha cidade do coração.
Para quem chega, acho legal dar uma volta pelo Rossio, onde há vários bares e cafés. Aliás, não deixe de comer um pão com chouriço, uma delícia e beber uma ginjinha (uma espécie de licor feito da fruta da ginja, bom demais). E no outono há várias vendedoras de castanhas assadas que deixam um cheiro gostoso no ar. A Estação de trem do Rossio é uma obra de arte, vale a pena dar uma olhada.
Descer a Rua Augusta, uma rua de pedestres cheia de lojas e  artistas de rua, e no final , onde tem um lindo arco.   Chegar então,  à  Praça do Comércio, daí saiam as caravelas em busca de novas terras e conquistas.
Depois subir até o Miradouro de Santa Luzia,  de onde se tem uma linda vista da cidade, da Alfama e do Rio Tejo. Em seguida,  subir mais um pouquinho até Castelo de São Jorge, uma fortificação que faz parte da história da cidade, e com uma vista ma-ra-vi-lho-sa.  Você pode subir de "elétrico" (o nosso bondinho), é bem divertido. E a volta, por favor, descer caminhando e poder se perder nas ruelas, conhecer as lojinhas de souvenirs e as tascas.
Aos sábados pela manhã, perto do Mosteiro de São Bento acontece a Feira da Ladra, daquelas feiras onde se encontra de tudo: roupas, objetos antigos, azulejos, artesanato.
Depois, seguir para o Bairro Alto, onde as ofertas são variadas. A noite é bem eclética por aqui, há para todos os gostos. Existe um pequeno restaurante que gosto muito (Cantinho do Bem Estar) , ele fica na Rua do Norte, 46. É bom chegar cedo, pois ele é bem pequeno, mas vale super a pena. Comida deliciosa, e bom preço. O prato é super bem servido.
Outro restaurante que gosto muito é a Cervejaria Trindade (http://www.cervejariatrindade.pt/), a mais antiga de Lix/ 1836, fica na rua Nova Trindade, 20, Chiado. Era um antigo convento, as paredes com os azulejos são uma atração a parte.
E por falar em comida, não poderia deixar de indicar  a Casa do Alentejo , um palácio construído no final do século XII(http://www.casadoalentejo.pt/), rua Portas de Santo Antão, 50, perto do Rossio. Ele é lindo, com um jardim interno, paredes com azulejaria e uma comida alentejana saborosa.
Seguiremos daí......

Nenhum comentário:

Postar um comentário