segunda-feira, 17 de maio de 2010

De Comboio Torre de Belém/ Mosteiro dos Jerônimos



Saindo um pouco do centro de Lisboa, vamos pegar o "comboio" no Cais do Sodré em direção a Cascais. Preste atenção, e pergunte a algum funcionário da CP (empresa que administra os trens urbanos de Lisboa http://www.cp.pt/), pois em alguns horários não há parada na estação de Belém.
É para lá que vamos.............passando as estações de Santos e Alcântara, já estamos em Belém, onde o Rio Tejo fica mais azul, e existe o  Padrão dos Descobrimentos, monumento que é um marco da expansão portuguesa nos séculos XV E XVI. Na entrada , se você reparar no chão, há uma Rosa dos Ventos e uma carta do Mundo, aí estão traçadas  as rotas dos descobrimentos portugueses. Mais adiante, está um símbolo da cidade de Lisboa, a Torre de Belém, considerada pela UNESCO como patrimônio mundial.
Há uma passagem subterrânea para chegar ao outro lado da Avenida,  onde está o Mosteiro dos Jerônimos, monumento do século XVI, que consagrou a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em estilo Manuelino, é mesmo lindo e grandioso.
Logo ao lado do Mosteiro fica a fábrica dos famosos pastéis de Belém, fundada em 1837, e hoje produz mais de 12000 pastéis por dia. No seu interior é possível dar uma espiada na confecção dos deliciosos pastéis e admirar os painéis de azulejos do século XVIII.
(http://www.pasteisdebelem.pt/)
Mas para mim, a grande pedida é saboreá-los nos jardins do Mosteiro, ou sentada a beira do Tejo, sentindo a brisa no rosto.

Um comentário: