segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Avaliação Nacional dos Vinhos 2012




Foi com imenso prazer que aceitei o convite do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) para participar com outros 15 jornalistas brasileiros e estrangeiros da Avaliação Nacional dos Vinhos, no dia 29 de setembro. O evento criado em 1993 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), chega à sua 20ª edição, e se tornou um parâmetro para a avaliar a evolução dos vinhos do Brasil.
Na Avaliação deste ano não faltaram motivos para comemorações...afinal, a safra de 2012 está sendo considerada a melhor dos últimos anos, e a conquista da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, também foi celebrada pelo presidente da ABE, Christian Bernardi.
No Centro de Convenções de Bento Gonçalves, 850 apreciadores oriundos de 20 estados brasileiros e 8 países aguardavam ansiosos para conhecerem os 16 vinhos mais representativos desta safra histórica, e foram:

. Categoria Vinho Base para Espumante - Chardonnay Domno do Brasil, Chardonnay-Pinot Noir Vinícola Miolo, Chardonnay-Pinot Noir Vinícola Geisse
. Categoria Vinho Branco Fino Seco Não Aromático - Chardonnay Luiz Argenta, Chardonnay Vinícola Góes & Venturini, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Chardonnay Basso Vinhos e Espumantes
. Categoria Vinho Branco Fino Seco Aromático - Moscato Bianco R2 Vinícola Perini
. Categoria VinhoTinto Fino Seco Jovem - Gamay Vinícola Salton
. Categoria Vinho Fino Seco - Teroldego Vinícola Don Guerino, Merlot Vinícola Almaúnica, Cabernet Sauvignon Vinícola Guatambu Estância e Vinho, Cabernet Sauvignon Cooperativa Vinícola Aurora, Marselan Casa Valduga, Tannat Antonio Dias Vinhos Finos, Tannat Vinícola Almadén.

Durante a apresentação do corpo de jurados, composto por especialistas de peso internacional, todos enfatizaram a organização e o tamanho do evento, considerado o maior do mundo no gênero!
Durante as 4 horas de duração do evento, pude perceber que o silêncio imperava tamanha a concentração de todos durante a degustação, que foi feita às cegas. Este silêncio era interrompido pela entrada do "Pelotão do Vinho"... foi assim que batizei os 90 alunos de Viticultura e Enologia que entravam em formação, e com suas garrafas em punho para fazer o serviço do vinho.
Ao final, eles receberam uma merecida salva de palmas e os representantes das vinícolas participantes receberam um certificado.  E sabem como a grande festa do vinho brasileiro terminou?
Em samba...É isto mesmo, Baco deu passagem para a Escola de Samba Vai Vai, que terá os vinhos do Brasil como tema do carnaval 2013!
Agora... é samba no pé e taça na mão! Saúde Brasil!





Jurados da 20ªAvaliação Nacional dos Vinhos





Christian Bernardi - Presidente da ABE

"Pelotão do Vinho"





Representantes das Vinícolas

Escola de Samba Vai Vai

Nenhum comentário:

Postar um comentário