sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto Imagem - Parte 1



Quando recebi o convite para participar do Projeto Imagem, que é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) fiquei, no mínimo, bastante curiosa.
 Este projeto teve início em 2009 e já está na sua 10ª edição. Normalmente, acontecem de 2 a 3 edições anuais, e tem como objetivo mostrar aos  jornalistas o quadro de produção, análise de mercado, as novidades de rótulos, assim como a promoção e divulgação dos vinhos brasileiros. 
Bem, no dia 26 de setembro arrumei as malas e parti para a Serra Gaúcha. Aliás, mala repleta de casacos, pois havia previsão de neve para o meu lugar de destino. Adoro!
A agenda apresentada foi bastante intensa, algo compreensível...pouco tempo e muito para conhecer.
Por isso, vou desmembrar as postagens como um diário...
No Aeroporto de Porto Alegre, eu encontrei com o grupo de jornalistas que seriam meus companheiros de viagem. Seguimos por fim para Bento Gonçalves!
Chegamos à Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, onde fomos recepcionados da melhor maneira...com espumante servido em meio aos vinhedos, em uma linda e fria tarde de primavera!
Na sequência, tivemos uma palestra sobre o setor vitivinícola brasileiro, quando foram apresentados os números de produção, tendências de mercado e também, as vinícolas de outras regiões do Brasil, como a Campanha Gaúcha e a Serra do Sudeste. Nestes locais, onde o método de condução utilizado é a espaldeira, são plantadas somente uvas vitis vinífera. Dando espaço, inclusive, para o cultivo de castas ainda pouco exploradas no Brasil, como a Tempranillo, a Touriga Nacional, Pinot Grigio, Viogner e a Tannat. Porém, mantendo as castas principais usadas no país...a Chardonnay e a Merlot.
Em um determinado momento da palestra, Morgana Miolo nos fez uma agradável surpresa...uma degustação às cegas e com direito a trilha sonora, foi divertido, e os vinhos degustados...maravilhosos!
 Daí, fizemos um tour pela vinícola sob orientação do enólogo Miguel Almeida. E como saco vazio não para em pé...chegou a hora do jantar. O lugar escolhido foi a Osteria Mamma Miolo, uma casa centenária construída pelo patriarca da família, Sr. Giuseppe Miolo, e onde funciona um aconchegante restaurante de cozinha típica italiana. Um cantinho realmente especial. E estávamos apenas no nosso primeiro dia...










Uma pintura...vinhedos de Chardonnay


















Morgana Miolo anunciando a surpresa...

Todos vendados...

Miguel Almeida e o grupo muito compenetrado








Nenhum comentário:

Postar um comentário