segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jardim Botânico do Rio de Janeiro







Domingo de sol...que tal uma caminhada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro??
Um dos principais cartões postais da cidade, um dia abrigou uma importante fábrica de pólvora...é isto mesmo, no passado aí funcionava a Casa dos Pilões, uma das unidades de produção da Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas. A fábrica desempenhou papel fundamental para a segurança do Império, sendo responsável pela produção e abastecimento de pólvora utilizada para defender não só o Rio de Janeiro, mas também todo o Brasil. Ela foi desativada em 1831.
Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, houve incrementos na construção e criação de novos espaços em toda a cidade, e o Jardim Botânico foi um deles. Criado em 1808, por D. João VI para aclimatar as espécies de plantas que vinham das Índias Orientais, principalmente as especiarias...e era conhecido como Horto Real.
Com a Indepedência do Brasil em1822, o local foi aberto ao público que passou a desfrutar os belos espaços e recantos, como as alamedas onde estão as Palmeiras Imperiais (Palma Mater), as queridinhas de D. João VI, que vieram das Ilhas Maurício.
Esta preciosidade da Cidade Maravilhosa vale uma visita... caminhar ao longo do Rio dos Macacos, conhecer o Jardim Japonês, o Orquidário, o Chafariz...vale também se perder pelas alamedas e prestar atenção nas flores e pássaros que voam em bando na maior algazarra!


Casa dos Pilões






Aqueduto

















No topo, o Cristo Redentor





















Nenhum comentário:

Postar um comentário