sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VI Festival Sud de France no Rio de Janeiro



Veja só o cenário onde aconteceu o VI Festival Sud de France, no Rio de Janeiro...

 Praia de Copacabana

 

Estava curiosa por este evento, que aconteceu no dia 10 de outubro, no hotel Sofitel, em Copacabana. A Região do Languedoc-Roussillon está sendo considerada como o novo eldorado no mundo dos vinhos, conseguindo um bom equilíbrio na questão que é o calcanhar de Aquiles para os consumidores ... CustoXQualidadeXBenefício.
Se há uma coisa que adoro, é degustar vinhos elaborados com uvas que normalmente não tenho acesso, e devido a grande variedade de terroirs, Languedoc-Roussillon nos proporciona uma aventura de aromas e sabores. São vinhos tintos feitos com as castas Mouvèdre, Grenache, Syrah, Carignan e Cinsault e as brancas Picpoul , Clairette, e também a "rainha" Chardonnay, muito utilizada na produção dos refrescantes Crémant de Limoux. Na minha opinião, os vinhos brancos, rosés e espumantes do Sud de France
"harmonizam" perfeitamente com o calor do Rio. Mas, há também tintos muito bons, como os produzidos por M. Chapoutier, de quem já sou fã.
Agora, vamos aos rótulos...que foram acompanhados pelo bufê de queijos selecionados pelo chef Roland Villard. Delícia!




























Houve um "grand moment"... ficamos conhecendo o sommelier ganhador do Concurso Sommelier Expert Sud de France, que teve como prêmio uma viagem didática de uma semana pelos vinhedos e vinícolas do Languedoc - Roussillon. Parabéns Ramon Rodrigo Justino e bon voyage!

Ramon Rodrigo Justino, o vencedor do concurso.

Ramon e o organizador do evento, Rogério Rebouças.

´

À bientôt!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário