quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vale dos Vinhedos, a Primeira Denominação de Origem do Brasil








Setembro foi um mês que levou bons ventos ao Vale dos Vinhedos...
Tudo começou em 1995 com a criação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), que ao longo dos anos agregou parceiros que foram e são providenciais para alcançar o reconhecimento que atesta a qualidade, o potencial e a maturidade produtiva dos vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos, como a Embrapa Uva e Vinho, a UFRGS, entre outros. Este reconhecimento aconteceu no dia 11 de setembro, quando o Vale dos Vinhedos conquistou a primeira Denominação de Origem (D.O.) de vinhos e espumantes do Brasil.
 Mas o que vem a ser a D.O? É o reconhecimento onde detalhes como qualidade, estilo e sabor se relacionam à terra, às pessoas e à história da região e cria uma identificação para os produtos. E também, assegura normas e controles mais específicos, como o tipo de uva plantada, a quantidade produzida, etc...Este fato só faz reforçar a presença do nosso país na lista dos produtores mundiais de vinho. E tendo como consequência, o avanço de outros setores da economia local, como o enoturismo.
Este importante acontecimento foi comemorado no dia 28 de setembro em um evento que contou com um público de 250 pessoas, e teve a imprensa nacional presente...e posso garantir, foi emocionante!
No decorrer da noite, houve a entrega oficial do Certificado da D.O. do Vale dos Vinhedos ao presidente da APROVALE, Rogério Carlos Valduga, que estava visivelmente emocionado.
Durante o jantar, que foi embalado por um solo de violino, foram servidos vinhos e espumantes que já exibiam rótulos com o selo da D.O. E será justamente este selo que fará com que o consumidor possa identificar os vinhos e espumantes certificados.
Este certificado é o reconhecimento da contínua evolução dos vinhos e espumantes nacionais, e que em breve poderá ser conquistado por outras regiões. Potencial e força de trabalho não faltam! Saúde Brasil!

Rodrigo Moerbeck de Almeida Rego (INPI) entregando Certificado da D.O. a Rogério Carlos
Valduga







Ao estilo... "Um por todos e todos por um"


A presença dos ex-presidentes da APROVALE. Da esquerda para direita: Marcos Antonio Valduga, Rogério Valdura (atual presidente), Aldemir Dadalt, Lídio Ziero, Ademir Brandelli e Adriano Miolo.

O selo da Denominação de Origem



Nenhum comentário:

Postar um comentário